Alunos de Mato Grosso do Sul recebem palestra do STF na Escola
Ouvidora do Supremo, juíza Flávia Martins, fala sobre temas como eleições, Justiça e democracia para crianças do ensino fundamental.
O programa STF na Escola realizou nesta quinta-feira (3) palestra para 300 estudantes de duas escolas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS).
Pela manhã, foi a vez da Escola Municipal Professor Nagib Raslan, que reuniu 210 alunos do ensino fundamental na quadra de esportes para participarem da palestra. Quem falou ao público foi a ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), juíza Flávia Martins Carvalho. Ela explicou sobre temas como eleições, STF e democracia. “Os alunos e alunas fizeram várias perguntas, mostrando grande interesse em conhecer mais sobre esses temas.”
A visita foi organizada em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (NUDECA) da Defensoria Pública do MS. A defensora pública Débora Paulino, coordenadora do NUDECA, comemorou a realização da palestra em uma escola do estado. “É uma oportunidade ímpar contar com a presença do STF nas escolas públicas da região, trazendo informação e educação em direitos para nossas crianças e adolescentes.”
O presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (Ibdcria), Raul Araújo, que participou das visitas nas escolas do Mato Grosso do Sul, comentou sobre as palestras.
Para ele, a fala da juíza Flávia Martins “foi uma oportunidade de pensar o direito e à democracia. Faz com que os alunos pensem o lugar da mulher, o lugar do negro, dos indígenas, mas também a própria organização da escola. Acho que isso que foi o mais interessante na atividade”.
Na parte da tarde, a ouvidora do Supremo conversou com 90 estudantes do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.
Educação cidadã
Lançado em fevereiro de 2023, o projeto STF na Escola consiste numa ação de educação cidadã, que visa explicar, de forma didática e simples, aos estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tem levado o projeto para todo o país. De dezembro até este mês ele fez palestras para estudantes de segundo grau em nove estados: Bahia, Paraná, Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pará.
Além de tratar da importância da educação, o ministro fala sobre as formas de fazer a diferença não somente para si próprio, mas para o mundo, elencando os pontos essenciais para trilhar esse caminho: o cultivo de valores, a ampliação dos conhecimentos e a vontade de ser melhor.
Nova Cartilha
Em 19 de junho deste ano, 45 crianças do 4° ano do ensino fundamental da Escola Classe 113 Norte, do Distrito Federal, estiveram no Supremo para o lançamento da nova cartilha e do novo site do programa.
Elaborada em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no âmbito do Programa de Combate à Desinformação, a nova cartilha é maior, mais colorida e lúdica, voltada a estudantes do ensino fundamental.
Com o título “Uma aventura com a Constituição”, a cartilha conta com seis personagens que, ao longo de 66 páginas, tratam de temas como as diferentes regiões do país, principais problemas, distribuição dos Poderes, função da Justiça e a importância da Constituição.
A cartilha poderá ser baixada de forma gratuita pelo site do STF na Escola ou acessar aqui.
Confira fotos no Flickr do STF.
(Iva Velloso/AL)
Leia mais
19/06/2024 – Na presença de ministros e estudantes, Supremo apresenta nova cartilha e novo site do STF na Escola
18/06/2024 – Presidente do Tribunal apresenta novo site e nova cartilha do STF na Escola nesta quarta-feira (19)