Na presença de ministros e estudantes, Supremo apresenta nova cartilha e novo site do STF na Escola

“Quanto mais a gente estuda, melhor vai se colocando na vida”, disse o presidente, ministro Luís Roberto Barroso, no encontro com estudantes.

19/06/2024 16:22 - Atualizado há 1 mês atrás
Ministro Luís Roberto Barroso, ministros da Corte e crianças que participaram do lançamento. Foto: Antonio Augusto

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou nesta quarta-feira (19) a nova cartilha do programa STF na Escola, criado no ano passado. Participaram do evento 45 estudantes do quarto ano do ensino fundamental da Escola Classe 113 Norte, que, além da cartilha, receberam uma ecobag, uma caneca e um encarte com desenhos para montar.

O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância da educação na formação das crianças. “Quanto mais a gente estuda, melhor vai se colocando na vida. Estudar faz um bem danado”, afirmou. Sobre a cartilha, disse que a ideia é explicar como funciona o Brasil.

Igualdade

O ministro lembrou que o programa STF na Escola foi criado na gestão da ministra Rosa Weber (aposentada), uma das mulheres que presidiu o Judiciário. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da igualdade de gênero. “Uma das coisas que a gente quer mudar no Brasil é que tenha mais mulheres ocupando postos-chave. Tem lugar pra todo mundo. E é bom que seja assim. Isso se chama igualdade de gênero”, ressaltou.

A cartilha

A nova cartilha foi elaborada em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no âmbito do Programa de Combate à Desinformação. Voltada a estudantes do ensino fundamental, ela tem 66 páginas coloridas e aborda temas como a Constituição, a divisão dos Poderes no Brasil e a função do Judiciário. Os personagens principais são as crianças Cacá, Yong, Jana e Dudu, além do cachorro Caramelo.

A cartilha poderá ser baixada gratuitamente no site do STF na Escola ou aqui.

Currículo

A diretora da Escola Classe 113 Norte, Fernanda Neves, disse que os alunos do 4º ano já estão estudando a divisão de Poderes e a função de cada um deles. “Faz parte do nosso currículo”.

Participação

Participaram do lançamento da cartilha o ministro Edson Fachin, vice-presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin e Flávio Dino, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, a ouvidora do STF, juíza Flávia Martins Carvalho, coordenadora do programa, e a vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier.

Visitação

Após o lançamento, os estudantes acompanharam o início da sessão plenária. Em seguida, participaram de uma visita guiada ao Museu Sepúlveda Pertence e encerraram o passeio na exposição de Toninho Euzébio, com a presença do artista, que veio ao STF exclusivamente para falar sobre seu trabalho com as crianças.

O programa

O programa STF na Escola, lançado em fevereiro do ano passado, é uma ação de educação cidadã que visa explicar aos estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, de forma didática e simples, o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia.

Até o momento, cinco instituições do DF e do entorno já receberam palestras de servidores voluntários, com participação de 1.100 estudantes.

Além da cartilha, foi lançado o novo site do programa STF na Escola.

Confira a galeria de fotos do lançamento.

IV//CF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Uso de cookies

O Portal do STF coleta dados, por meio de cookies ou dos navegadores, a fim de cumprir obrigação legal, permitir a melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse a página do STF sobre a LGPD