YouTube: Saiba Mais sobre o Processo Judicial Eletrônico
Cerca de 70 % do tempo de tramitação de um processo é perdido em movimentações desnecessárias de papéis entre gabinetes, protocolos e cartórios. Para modernizar a tramitação dos processos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O tema é destaque da entrevista desta semana no canal oficial do STF no YouTube.
O conselheiro do CNJ Walter Nunes é o entrevistado desta edição do quadro Saiba Mais. Ele explica o que estabelece a Lei 11.419/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial. Além disso, ele fala em que consiste o sistema PJe, desenvolvido pelo CNJ, e explica que, além de dar mais agilidade aos processos, o sistema prevê integrar dados e unificar a tramitação dos processos em todos os tribunais brasileiros.
O entrevistado também fala sobre as principais mudanças entre o processo de tramitação de casos que chegam à Justiça atualmente para o novo sistema e como será o processo de assinatura eletrônica.
Por fim, o conselheiro aborda como os advogados deverão proceder e os benefícios que os tribunais terão com esse modelo.