YouTube: ex-ministro do TSE comenta julgamento da Lei da Ficha Limpa no Supremo

24/09/2010 19:55 - Atualizado há 9 meses atrás

Em entrevista concedida ao canal do Supremo Tribunal Federal (STF) no YouTube, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Walter Costa Porto comenta a decisão da Corte de suspender o julgamento sobre a validade ou não da Lei da Ficha Limpa para estas eleições, após um empate de 5 a 5.

O impasse ocorreu durante a analise de um recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa, por ter renunciado ao cargo de senador em 2007 para escapar de processo de cassação. A Lei da Ficha Limpa estabelece que o político que renunciar fica inelegível por oito anos após o fim do mandato que ele cumpriria.

Costa Porto também fala sobre as possíveis consequências da decisão anunciada por Roriz nesta sexta-feira (24): retirar sua candidatura e ser substituído pela mulher, Weslian Roriz, na chapa.

RR/EH

 

videoyoutube

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.