Vídeo da TV Justiça no YouTube tira dúvidas de brasileiros residentes no exterior sobre eleições 2010
Em vídeo postado nesta sexta-feira (9) no canal oficial do Supremo Tribunal Federal no Youtube, a chefe da Zona Eleitoral do Exterior, Sayonara Ferreira Bracks, responde a dúvidas dos brasileiros que residem fora do Brasil sobre as eleições 2010.
De acordo com ela, muitos brasileiros deixam de votar porque desconhecem os procedimentos necessários. “A maioria dos eleitores que está há muito tempo no exterior e, por algum motivo não tem informação, tem os títulos cancelados porque deixaram de votar ou de justificar. A única saída é eles se encaminharem aos consulados ou embaixadas”, diz.
Brasileiros em situação ilegal no exterior podem regularizar o título de eleitor. As embaixadas e os consulados são uma extensão do país de origem e os dados do imigrante são mantidos em sigilo. Caso ele decida voltar em definitivo para o Brasil, a Justiça Eleitoral estabelece um prazo para solucionar as pendências. “Ele tem 30 dias a partir do retorno para poder justificar a sua ausência às urnas eletrônicas", podendo fazê-lo lá ou aqui no Brasil, explica Sayonara Bracks.
No vídeo, ela esclarece também quem pode votar, como regularizar o título, como fica a situação do imigrante ilegal, se é preciso justificar em caso de ausência e o que fazer para regularizar a situação na Justiça Eleitoral quando o cidadão retorna ao Brasil. A Zona Eleitoral do Exterior é sediada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, em Brasília (DF).
Acesse o vídeo pelo www.youtube.com/stf