Vice-presidente do STF recebe quarta-feira inquérito envolvendo senador Jader Barbalho
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ilmar Galvão, receberá nesta quarta-feira (18/07) inquérito enviado pela juíza federal da 10a Vara, Maria de Fátima de Paula Pessoa Costa, no qual constam pedidos de quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e de sua ex-mulher, a deputada federal Elcione Barbalho (PMDB-PA).
O inquérito, que apura fatos divulgados pela edição da revista “Isto É” na matéria intitulada “O Inferno de Jader”, sobre a venda irregular de Títulos da Dívida Agrária (TDA´s), foi aberto a pedido do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro.
As investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Federal. O pedido de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico foi formulado pelo delegado da Polícia Federal Luís Fernando Ayres Machado.
A juíza esclarece no pedido que, de acordo com a Constituição Federal, compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originalmente, os membros do Congresso Nacional nas infrações penais comuns.