Velloso pede apoio de tribunais superiores para implantar Rede de Informática do Judiciário

26/03/2001 17:00 - Atualizado há 8 meses atrás

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, pediu hoje (26/03) a colaboração dos presidentes dos Tribunais Superiores, dos magistrados federais, da Justiças Militar e do Trabalho para a implantação da Rede de Informática do Poder Judiciário – Infojus, que irá interligar todas as instâncias da Justiça no país.


Ao abrir a reunião, o ministro Carlos Velloso disse que a informática tem que ficar a serviço do juiz e que o Supremo está preparado para comandar o plano de informatização  do Judiciário.  Ele lembrou que ainda existem no país comarcas que sequer possuem luz elétrica e que seus juízes utilizam máquinas de escrever, “consideradas peças de museu diante da revolução dos computadores”.


Fizeram parte da mesa, os presidentes do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Costa Leite, do Superior Tribunal Militar, Aldo Fagundes, do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto, o juiz Cândido Ribeiro, representando o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e o presidente da Comissão Interdiscplinar do Infojus, desembargador Gudesteu Biber Sampaio, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.


Segundo o ministro Carlos Velloso, o projeto Infojus é um sonho que está se tornando realidade.  Ele lembrou que o problema maior da Justiça brasileira é a sua lentidão devido a demora na prestação jurisdicional.


Velloso entende que a deficiência de apoio administrativo aos juízes prejudica o andamento da Justiça. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.