Velloso assiste palestra do médico José Aristodemo Pinotti

06/03/2001 18:30 - Atualizado há 4 meses atrás


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Velloso, disse hoje (06/03) que a expressão “Estado-Previdência” deve ser repensada e é estritamente necessária na administração pública. O comentário foi feito após a palestra feita pelo médico José Aristodemo Pinotti, no Supremo Tribunal Federal, sobre “A saúde da mulher no novo milênio”.


Por mais de uma hora, o professor falou sobre sua experiência na implantação de um modelo integrado de prevenção e tratamento de doenças femininas no hospital Pérola Byngton, em São Paulo.  Pinotti defendeu que o Estado não pode importar modelos de assistência médica de outros países nem gastar mal os recursos.


Segundo ele, a principal característica do trabalho que se realiza no Pérola Byngton é a integração entre a assistência médica voltada para os sintomas e as medidas de prevenção. “Se tratarmos da saúde do país, o processo de desenvolvimento fica facilitado”, afirmou, salientando que país desenvolvido “é o que oferece o mínimo de qualidade de vida para a população, começando pela saúde”.


O ministro Carlos Velloso, após a palestra, disse que o doutor Pinotti não é só um grande médico e cientista, mas também um político no exato sentido da palavra, “e demonstrou que ações como a sua nos fazem repensar que a expressão Estado-Previdência não é um palavrão, mas é estritamente necessária”.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.