Velloso abre Encontro do Colégio Permanente de Tribunais de Justiça
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, participou hoje (12/03) do Encontro do Colégio Permanente de Tribunais de Justiça, que reuniu na Sala de Sessões da 1ª Turma do Tribunal, representantes da Justiça no estados. Eles discutiram a Rede de Informatização do Judiciário que será implantada, segundo o ministro Carlos Velloso, nos próximos três anos a um custo de R$ 50 milhões.
O ministro Carlos Velloso destacou a importância dos sonhos se tornarem realidade ao referir-se à determinação do Supremo Tribunal em construir um grande portal onde o Judiciário tenha voz na Internet.
Para Velloso, através da Rede de Informatização do Judiciário os magistrados terão acesso a um suporte mínimo de pesquisa para desempenhar a sua função de juiz.
Além do ministro Carlos Velloso, fizeram parte da mesa o presidente do Colégio Permanente de Tribunais de Justiça, desembargador José Fernandes Filho, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Edmundo Minervino, e o desembargador Gudesteu Sampaio, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A proposta dos juízes é aproveitar o que já existe em termos de software na Rede de Informatização do Judiciário. “Se nós conseguirmos interligar o que já existe pronto, principalmente no estados do Sul, e expandir ao restante do país, será um benefício enorme do Judiciário como um todo”, afirmou o desembargador Gudesteu Sampaio.
Para o representante do TJ/MG, os juízes dos Tribunais de Alçada e das Comarcas terão acesso a toda a legislação, jurisprudência e doutrina do STF, STJ e dos tribunais estaduais.
O ministro Carlos Velloso confirmou que estará presente à reunião do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça em Manaus, no próximo dia 5 de abril. Será a última participação de Velloso, como presidente do Supremo, na reunião da entidade.
O ministro Carlos Velloso conclui o mandato como presidente do Supremo no dia 27 de maio próximo.