Veja no Brasil.Jus como as ações da Justiça de 1ª Instância mudam a vida de comunidades no país
Esta semana, o Brasil.Jus traz uma retrospectiva especial sobre os municípios visitados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. O programa mostra a atuação do Judiciário para melhorar a vida das comunidades de forma criativa e determinada. A primeira parada no centro do país foi em Corumbá, cidade goiana que tem como grande atrativo uma cachoeira deslumbrante com quedas de até 60 metros. O Brasil.Jus conversou com o juiz Levine Gabaglia. Ele motiva a comunidade para ajudar no funcionamento do Lar Betel, um abrigo que cuida de 200 órfãos e vive de doações. O magistrado conseguiu convencer uma empresa privada de energia elétrica a reformar uma escola, que virou modelo em Corumbá.
Também em Goiás, em Uruana, a capital da melancia, um projeto da Justiça está transformando a vida de muitas famílias. O projeto “Quero Pai” auxilia interessados e negocia exames mais baratos de comprovação de paternidade para que todos tenham direito ao nome do pai nos documentos pessoais.
No Planalto Central, O Brasil.Jus foi ao Distrito Federal, mais especificamente a Ceilândia, região administrativa em que o rap e o repente fazem parte dos ritmos dos moradores. O projeto “Justiça Comunitária” capacita mediadores, na maioria líderes comunitários, para resolverem pequenos problemas da comunidade, sem a necessidade de abertura de processos.
Outro ponto visitado foi Coxim, no Mato Grosso do Sul. Nesta cidade, o Brasil.Jus descobriu o “Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura”, de iniciativa da Justiça de 1ª Instância. Conheça histórias felizes, como a do casal José e Clarisse, que mesmo com uma renda familiar baixa, adotaram duas crianças com deficiência. O lema da família é “o amor supera tudo!” Já na capital de Mato Grosso – Cuiabá, o programa registrou a colaboração do Judiciário a causas em trâmite no Procon.
No Nordeste, o Brasil.Jus passou pelo município de Maragogi, em Alagoas. Coqueiros e praias deslumbrantes fazem parte da paisagem do local. Mas o trânsito dos bugres colocava em risco a vida de quem gosta de praia. Por isso, os passeios foram organizados pelo juiz André Gêda, que proibiu a circulação desses veículos em alguns trechos.
Já na terra em que Pedro Álvares chegou com suas caravelas – a cidade baiana de Porto Seguro, o Brasil.Jus conheceu o “Balcão da Justiça e Cidadania”. O lugar funciona bem no centro da cidade e ajuda quem não tem condições de pagar advogado a resolver suas pendências. O programa passou, ainda, por Pernambuco: na capital Recife, terra do frevo, o destaque é a Orquestra Criança Cidadã, uma iniciativa do juiz João Targino, voltada para crianças que moram no bairro mais pobre e violento da cidade.
Você não pode perder. Brasil.Jus: a Justiça sob diferentes olhares! O programa vai ao ar no sábado, às 21h30; domingo, às 00h; segunda-feira, 20h30; e sexta-feira, às 22h30.
Fonte: TV Justiça
* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial