Uso do exame de DNA como prova em julgamento é destaque no Rádio Justiça – Revista

13/11/2003 18:19 - Atualizado há 6 meses atrás

Pela primeira vez no Brasil, a Justiça aceitou o exame de DNA como prova em um julgamento de homicídio. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios condenou um ex-policial civil, acusado de matar uma adolescente de 16 anos de idade e depois dar sumiço no corpo. Esse é o destaque do Rádio Justiça – Revista desta sexta-feira (14/11), das 10h às 11h. O programa vai ouvir a opinião de juízes e professores de Direito Penal sobre o assunto.


 


Outro destaque do Rádio Justiça – Revista é o caso do garoto que ficou tetraplégico ao extrair um dente. O programa questiona a Promotoria de Justiça e Defesa dos Usuários do Sistema de Saúde do Ministério Público do Distrito Federal sobre quem é responsável pela fiscalização dos profissionais da área médica. Ainda sobre o assunto, o Rádio Justiça – Revista vai ouvir uma psicóloga e o presidente do Conselho Federal de Odontologia.


 


No quadro “Giro pelos Estados”, o programa traz uma decisão de Minas Gerais que obriga o Sistema Único de Saúde a pagar tratamento com uso de balões de oxigênio, mesmo aos pacientes que já receberam alta. O quadro também vai contar os detalhes da condenação do traficante Elias Maluco.


 


O Rádio Justiça – Revista tem um espaço para tirar dúvidas de ouvintes sobre termos jurídicos ou os instrumentos que a Justiça brasileira oferece ao cidadão na solução de seus problemas. Nesta sexta-feira, o professor de Direito, Vicente Saraiva vai explicar a diferença entre um advogado e um promotor. Serviços, curiosidades, cursos e eventos de repercussão nacional também são divulgados no programa.


 


TRANSMISSÃO


 


Todas as sextas-feiras, de 10h às 11h (horário de Brasília) o programa é transmitido pelas rádios Nacional Brasília (AM), Nacional do Rio de Janeiro (AM) e Nacional da Amazônia (OC) e disponibilizado para 680 emissoras cadastradas na Radiobrás, que podem sintonizá-lo pelo satélite. É possível também ouvir o programa ao vivo pela internet no site www.radiobras.gov.br, no link da Rádio Nacional AM; acessando o endereço eletrônico www.stf.gov.br , no link Notícias, ou ainda no site  www.abert.org.br


 

Já são sete as emissoras que recebem o CD para retransmitir o Rádio Justiça – Revista: Rádio Minas de Divinópolis-MG; Rádio MIX FM do estado de São Paulo; Rádio Terra FM de Uberaba-MG; Rádio Melodia de Teófilo Otoni-MG; Rádio Educadora Fafit de São Paulo e Paraná; Rádio Cristal de Marmeleiro-PR; e Rádio da Associação Comunitária Cristã Nossa Senhora da Abadia de Uberaba – MG. As emissoras interessadas em veicular o programa podem fazer a solicitação através do e-mail: radiojustiça@stf.gov.br  

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.