TV Justiça: Via Legal trata de decisão que condenou empresa por fabricar plugues e tomadas sem cumprir exigências do Inmetro
Mais de 700 pessoas morreram eletrocutadas em 2017 no Brasil. O número é da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Alguns riscos podem ser prevenidos em casa com o uso de tomadas certificadas. No interior de São Paulo, uma empresa que fabricou plugues e tomadas sem observar as exigências do Inmetro foi condenada e multada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
Comprar um imóvel e depois descobrir que vai conviver com uma enchente a cada chuva. Isso aconteceu com os moradores de um condomínio em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Cansados de esperar por providências que nunca chegavam, eles decidiram processar o banco, a construtora e a prefeitura da cidade. A reportagem de Marcelo Magalhães mostra que a Justiça Federal condenou a Caixa e a construtora a consertar as casas em 180 dias. As famílias ainda devem receber indenização por danos morais e o condomínio será indenizado em R$ 175 mil que foram utilizados em reparos no local.
O estágio é um dos momentos mais esperados pelo estudante universitário. É a chance de conhecer de perto a profissão escolhida e aprender a trabalhar com profissionais experientes. Mas, em Brasília, o erro de um estagiário fez o escritório de advocacia perder o prazo de um processo. A pessoa que não venceu a ação em função do erro acionou a Justiça. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu ao autor do processo um novo prazo.
O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Exibições:
Estreia: 09/05, às 21h.
Reapresentações: 10/05, às 12h; 12/05, às 21h; 13/05, às 16h; e 15/05, às 12h.
Fonte: TV Justiça