TV Justiça será transmitida em canal aberto digital em São Paulo
Nesta quarta-feira (20), às 18h, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, recebe o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para a assinatura do termo de consignação do canal aberto da TV Justiça em São Paulo. O novo canal será transmitido com a tecnologia digital, sistema em funcionamento na capital paulista desde dezembro do ano passado.
A TV Justiça já é transmitida em sinal aberto em Brasília (DF) desde agosto de 2007 (canal 53/UHF), no sistema analógico. Agora, em São Paulo, chegará à população pelo sistema digital e, de acordo com o coordenador da TV Justiça, Celso Fontão, quando a TV digital for implantada em Brasília, a emissora passará a ser transmitida pelo canal 52 no novo formato. De acordo com o calendário do Ministério das Comunicações, o sistema digital começa a funcionar em Brasília este ano.
Quando a TV Justiça passou a ser transmitida em sinal aberto, em Brasília, a ministra Ellen Gracie ressaltou que a emissora tornou-se efetivamente pública, oferecendo para toda a população do Distrito Federal acesso gratuito à sua programação.
A ministra também afirmou que a criação da TV digital abriria "a possibilidade de a TV Justiça tornar-se um canal efetivamente público não apenas no Distrito Federal, mas em âmbito nacional”. Para ela, a criação de canais digitais é o caminho natural para que o sinal da TV Justiça chegue aberto e gratuito aos lares de todos os brasileiros. De acordo com o Ministério das Comunicações, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza também implantarão o sistema de transmissão digital ainda este ano.
O coordenador da TV comemora o avanço e afirma que “o caminho natural de um canal público é ser transmitido em sinal aberto”.
A cerimônia será realizada no Salão Branco do STF a partir das 18h.
CM/RR
Leia mais:
15/08/07 – Canal aberto da TV Justiça é inaugurado pela Ministra Ellen Gracie