TV Justiça: Programa Iluminuras entrevista autor sobre Direito Marítimo no Brasil
No programa "Iluminuras" desta semana, um passeio pelo projeto de higienização, conservação e pequenos reparos de bens culturais da Universidade de Brasília. A TV Justiça apresenta versão inédita nesta quarta-feira, às 22h, com reprises na sexta, às 19h, sábado, 21h, domingo, às 19h, e segunda-feira, à meia-noite.
O processo é feito por pessoas com deficiência da APAE , a Associação de Pais e Alunos Excepcionais. Além de conservar os livros da UnB, eles têm a chance de aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho.
O advogado e especialista em regulação de transportes e portos, Osvaldo Agripino Júnior, que acaba de lançar o livro “Direito Marítimo – Made in Brasil”, fala, entre outros assuntos, sobre o Tribunal Marítimo do país, que julga causas envolvendo a navegação. “É onde se aplica o Direito Marítimo, que é aquele ramo do Direito, que diferente do Direito do Mar, tem como objeto as relações jurídicas que se dão em torno do navio”, explica Osvaldo Agripino.
No quadro "Ex-Libris", os autores prediletos do promotor de Justiça do Distrito Federal, Ivaldo Lemos Júnior. A biblioteca do promotor tem de tudo um pouco. Para Ivaldo, conhecer a relação do Direito com as demais áreas do conhecimento é fundamental para o trabalho dele.
E tem mais: o livro “Constituição Federal”, de Ives Gandra Martins e Francisco Rezek é a dica de leitura do quadro "Estante". A obra, uma edição comemorativa dos vinte anos da Constituição, fala dos avanços, das contribuições e modificações no processo democrático brasileiro.
Os estudantes de Direito apresentam os autores que servem de base para os estudos deles. E o programa mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.
Fonte: TV Justiça