TV Justiça exibe programa Carreiras sobre a atuação do Tribunal Superior Eleitoral
Na segunda-feira (6), às 22h30, o programa Carreiras apresenta o funcionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A jornalista Noemia Colonna conversa com o ministro do TSE Caputo Bastos, advogado que preenche uma das duas vagas do quinto constitucional naquela corte.
Nos tribunais eleitorais há um rodízio na ocupação dos cargos de ministros e juízes. Os profissionais são magistrados de outros tribunais e indicados para o chamado quinto constitucional, um dispositivo que prevê que um quinto das vagas nos tribunais seja ocupado alternadamente por advogados e membros do Ministério Público. No TSE são sete vagas, três ocupadas por ministros do Supremo Tribunal Federal, duas do Superior Tribunal de Justiça e duas preenchidas pelo quinto constitucional.
“No caso da Justiça eleitoral, eu brinco que aqui, mais do nunca, os juízes têm que ter um bom preparo físico. Porque no nosso caso, por exemplo, os que vêm do Supremo, os que vêm do STJ, ou os advogado, já tivemos um dia inteiro de trabalho, as nossas sessões são às 19h e muitas vezes passamos da meia noite,” revela o ministro. Já no final do mandato, ele diz que a experiência é enriquecedora, apesar do grande volume de processos.
Confira a atuação do TSE, dicas de leitura para os interessados pela área eleitoral e conselhos para quem deseja atuar, um dia, como ministro. Informações importantes para se destacar na profissão.
EC/EH