TV Justiça exibe nesta sexta-feira (10) os programas Carreiras e Repórter Justiça

10/09/2010 13:00 - Atualizado há 9 meses atrás

A programação da TV Justiça para a noite desta sexta-feira (10) inclui os programas Carreiras e Repórter Justiça.  O programa Carreiras fala sobre a atuação dos promotores de Justiça e foi até a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) conversar com o presidente da instituição, César Bechara Nader Mattar Júnior.

Ele é titular licenciado da 5ª Promotoria de Justiça Criminal (Júri) de Ananindeua, região metropolitana de Belém, e conta no Carreiras a melhor forma de ingressar no Ministério Público Estadual. Bechara explica que os promotores iniciam a carreira em cidades no interior dos estados e, por isso, os desafios são diversos e constantes. “O trabalho do promotor de justiça é um sacerdócio desde o momento em que você passa no concurso público de provas e títulos até agora, que vou completar 17 anos de Ministério Público. É um desafio permanente”.

O programa tem a participação da estudante do 9º semestre do curso de Direito, Izabel Bento. Ela tirou as dúvidas sobre a carreira e conheceu de perto a rotina do promotor. Izabel ouviu sobre a principal crise que vive o Ministério Público diante de tantos candidatos que se preparam para passar em concursos. “Vivemos uma crise de vocação. Hoje você procura onde vai ter uma contrapartida, uma contraprestação pecuniária maior. Se você vira um concurseiro, acaba ingressando numa carreira que talvez, efetivamente, não seja a que você queria”, avalia Bechara.

O Carreiras vai ao ar toda sexta, às 20h. Horários alternativos: sábado, 22h; segunda feira, 21h e terça feira 18h. O programa também pode ser visto pelo www.youtube.com/programacarreiras

Investigação científica é o tema do Repórter Justiça

No Repórter Justiça desta semana o assunto são as provas obtidas por meio do trabalho científico dos peritos criminais. No ano de 1835, em Londres, uma investigação policial baseada em metodologia científica ajudou a desvendar o assassinato de uma mulher. Começava ali a história da investigação criminal apoiada na ciência.

Desde então, a perícia policial se aproxima cada vez mais da ciência e da tecnologia para elucidar crimes de todos os tipos. São reagentes químicos,  luzes especiais e até insetos usados como auxiliares dos peritos para recontar com minúcias o que sucedeu na cena de um crime ou com as vítimas de um ato criminoso. As provas colhidas durante a investigação podem ser usadas para inocentar ou condenar pessoas suspeitas de delito criminal.

A alta tecnologia tornou-se uma das maiores aliadas da polícia na investigação de crimes. A sinergia com a ciência possibilita o uso de ferramentas cada vez mais sofisticadas para a solução de crimes. Esses equipamentos, associados ao meticuloso trabalho dos profissionais da criminalística, apontam os caminhos corretos para o desfecho bem sucedido do trabalho policial em crimes considerados de complexa resolução.

Para o advogado Marcus Vinicius, “prova é direito de índole constitucional que visa testar a verdade do que se alega”, afirma.

O Repórter Justiça vai ao ar nesta sexta-feira, às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo – 18h30 / segunda – 19h / quarta – 18h / quinta – 13h30) e também no YouTube. Acesse: www.youtube.com/programareporterjustica

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.