TV Justiça exibe hoje os programas Iluminuras e Refrão
Iluminuras entrevista autor sobre liquidação da sentença civil
O Iluminuras desta semana apresenta uma conversa com o doutor em Direito Processual Civil, mestre em Direito das Relações Sociais e professor Luiz Rodrigues Wambier. Ele participa da entrevista do quadro “Encontro com Autor” sobre seu livro: “Liquidação da Sentença Civil Individual e Coletiva”.
No quadro “Obras Raras” o destaque fica com um livro de poesias de Castro Alves. Seus poemas foram elogiados por José de Alencar e Machado de Assis e eram declamados em público. Trata-se do livro: “Espumas Fluctuantes”. Castro Alves nasceu em Curralinhos, na Bahia, em 1847. Em 1862 mudou-se para Recife para cursar Direito. Lá, produziu poesia lírica e social até mudar-se para o Rio de Janeiro. Em 1868, mudou para São Paulo, onde cursou o terceiro ano da Faculdade de Direito e se consagrou ao declamar “Ode ao Dois de Julho”, “O Navio Negreiro” e “O Livro e a América”. Portador de tuberculose pulmonar, sua saúde se agravou após um acidente de caça em que acabou perdendo um pé, em 1869. No ano seguinte, voltou à Bahia em busca de tratamento, mas não se recuperou e morreu aos 24 anos. Antes de morrer, contudo, organizou e publicou o livro “Espumas Fluctuantes”. Castro Alves, além de lírico, romântico e intimista, foi um poeta social. Abolicionista, ficou conhecido como o cantor dos escravos. A obra rara “Espumas Fluctuantes” pode ser encontrada na Biblioteca da Câmara dos Deputados.
O quadro “Ex-Libris” mostra a biblioteca pessoal do advogado tributarista Dalton Cordeiro de Miranda.
E o Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. O programa inédito vai ao ar na TV Justiça, nesta quarta-feira, às 22h. Horários alternativos: segunda, 18h; terça, 18h; sexta, 8h30; sábado, 12h; e domingo 8h. O Iluminuras também está no YouTube: www.youtube.com/programailuminuras.
Programa Refrão fala sobre surf music
O surf music da Califórnia combinado ao reggae e ao ska jamaicanos: assim pode ser definido o som produzido pelo grupo Surf Sessions, o convidado do Refrão desta semana. Além da releitura de artistas consagrados, a banda de Brasília tem uma trajetória autoral e apresenta na TV Justiça dois sucessos do primeiro CD: Corre pro Mar (canção que também dá nome ao álbum) e Trilha do Surf.
Formada por Felipe Bittencourt (voz e violão), Rafael Monte Rosa (voz e guitarra), Felipe Maguin (voz e baixo), Renato Azambuja (voz e percussão) e Juninho Fernandes (bateria), a banda está na estrada há três anos. De visual praieiro e som alternativo, os músicos da Surf Sessions garantem que, mesmo em uma cidade sem praia, há público cativo para o som que produzem.
No programa eles também apresentam releituras de artistas famosos como Raul Seixas e Bob Marley. Os integrantes da banda falam ainda sobre a expectativa em relação ao show do grupo californiano Sublime, que se apresenta em Brasília no dia 15 de maio. É a Surf Sessions que fará a abertura do evento: “vai ser uma realização tanto profissional quanto pessoal. É um show que vai marcar as nossas vidas, dividir o palco com artistas que são referência pra gente", destaca o percussionista Azambuja. Quem quiser mais detalhes, pode acessar: www.bandasurfsessions.com.br.
E no quadro Pauta Musical, o jornalista e produtor cultural Aluísio Falcão fala sobre a Jovem Guarda: “foi talvez o movimento de cultura de massas mais efetivo da nossa canção popular”.
O Refrão com Surf Sessions será apresentado logo mais, às 20h. Horários alternativos: quinta, 13h30; sexta, 19h; domingo, 7h; segunda, 13h30.
Fonte: TV Justiça