TV Justiça exibe hoje os programas Iluminuras e Cortes Supremas

23/06/2010 10:00 - Atualizado há 9 meses atrás

O programa Iluminuras desta semana mostra uma obra rara encontrada na biblioteca da Câmara dos Deputados. O livro “Vocabulario Portuguez e Latino”, escrito pelo padre Rafael Bluteau, foi publicado em Lisboa, no ano de 1712 e oferecido ao Rei de Portugal, Dom João V. A raridade é do século XVIII, quando a linguística adquiriu um cunho mais prático e pedagógico, em Portugal. A obra serviu de base aos dicionários posteriores do idioma português.

No quadro Encontro com o Autor tem uma entrevista com o mestre em Direitos Difusos e Coletivos, e especialista em Direito do Trabalho, Aarão Miranda da Silva. Ele fala sobre seu livro: "O Direito do Trabalho Difuso". Durante a entrevista, o autor fala porque resolveu escrever sobre o tema: “A ideia de escrever sobre direito do trabalho difuso começou quando eu tive um contato maior com a literatura que abrangia o trabalho escravo, o trabalho degradante, o trabalho forçado e aí os meus estudos foram se aprofundando e culminou nessa obra", diz.

Já no quadro Ex-Libris, o passeio desta semana é pela biblioteca pessoal da promotora de justiça do MPDFT, Vívian Caldas. Além de se dedicar à leitura de obras jurídicas, ela sempre arruma um tempinho para as obras de suspense e para os romances.

E o programa Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: “Curso de Direito Constitucional”, de Guilherme Peña de Moraes, da Editora Atlas; “Introdução ao Direito Penal”, de Gianpaolo Poggio Smanio e Humberto Barrionuevo Fabretti, da Editora Atlas; e “Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho”, da Valentin Carrion, da Editora Saraiva.

O programa inédito vai ao ar na TV Justiça, quarta-feira, às 22h. Horários alternativos: sábado, 18h; segunda-feira, 13h30. O Iluminuras também está no YouTube. Para ver este programa, basta acessar: www.youtube.com/programailuminuras.

Cortes Supremas

Também nesta quarta-feira a TV Justiça exibe o programa Cortes Supremas, que fala sobre a resolução que padroniza a estrutura e o funcionamento dos órgãos de primeiro e segundo graus na Justiça do Trabalho.

O programa traz ainda uma nova reportagem da série especial sobre os remédios constitucionais. Desta vez, fala sobre o mandado de segurança e como essa garantia pode ser usada aqui no Brasil e nos outros países da América do Sul.

O quadro sobre os Direitos Fundamentais mostra que o governo do Irã está legalizando o trabalho dos refugiados no país. Os afegãos formam a maior comunidade de refugiados, e agora podem trabalhar sem medo de deportação.

O programa inédito vai ao ar nesta quarta-feira, às 21h. Horários Alternativos: sábado – 20h / segunda-feira – 00h / terça-feira – 13h30.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.