TV Justiça exibe hoje, às 20h, “Biografias Especial” com ministro aposentado Xavier de Albuquerque
Nesta segunda-feira (6/10), às 20h, a TV Justiça exibe o programa “Biografias Especial”, com o depoimento do ministro aposentado do STF Xavier de Albuquerque. Ele fala sobre a sua trajetória de vida, tendo por início sua infância em Manaus (AM).
O ministro explica que, quando jovem, quis ser oficial do exército, mas por contingências materiais não pôde se deslocar para o Rio de Janeiro, onde se daria sua formação. Ficou em Manaus e cursou Ciências Jurídicas.
Em Brasília, no ano de 1967, Xavier de Albuquerque se destacou perante a Corte Suprema do país como advogado dativo de Franz Paul Stangl, acusado de ser um dos dirigentes nazistas de campos de concentração durante a 2ª Guerra Mundial e contra o qual recaíam os pedidos de Extradição feitos pela Áustria, Alemanha e Polônia.
Anos mais tarde, em 1972, Xavier torna-se procurador-geral da República e em seguida é nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, onde se aposentou depois de exercer a presidência da Corte. Um fato curioso: foi na gestão de Xavier de Albuquerque que se deu início ao primeiro concurso para provimento do cargo de procurador da República que se realizou no Brasil, cuja nomeação dos aprovados se daria por seu sucessor na PGR, Moreira Alves.
Saiba mais detalhes da trajetória de vida, acadêmica e profissional de Francisco Manoel Xavier de Albuquerque, no “Biografias Especial”, nesta segunda-feira, às 20h. O programa será reprisado sábado, às 22h.