TV Justiça: confira a programação para o fim de semana
Programa Repórter Justiça fala sobre consequências do tabagismo
Doenças pulmonares, câncer, bronquite, problemas cardíacos, derrame e hipertensão. São muitas as conseqüências decorrentes do hábito de consumir derivados do tabaco. O programa Repórter Justiça desta semana mostra como o controle do uso do tabaco no Brasil e em outros países tem contribuído para evitar a expansão do vício e melhorar a saúde da população.
O brasileiro tem fumado menos e, aos poucos, abandonado o vício. Porém, não é apenas na saúde do fumante que o cigarro causa enormes estragos. O aumento das doenças decorrentes do tabagismo alavanca o aumento dos custos na rede de atendimento da saúde pública. Estima-se que os fumantes representem 60% das internações em hospitais públicos.
Seja no ambiente de trabalho, nas ruas, em bares e restaurantes ou até mesmo em locais destinados ao lazer, a indiscutível realidade é que o número de fumantes tem diminuído. As medidas proibitivas ajudaram a melhorar as estatísticas e muita gente aproveitou o estímulo das campanhas publicitárias de cunho educativo e conseguiu parar de fumar.
Para Guilherme de Almeida, da Aliança de Combate ao Tabagismo, “ambientes 100% livres de cigarro, é um novo patamar que a gente precisa alcançar no Brasil para ampliar a proteção a saúde das pessoas, principalmente considerando a saúde ocupacional dos trabalhadores.”
O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo, 16h; terça, 13h30; quinta, 18h) e no Youtube (www.youtube.com/reporterjustica).
Sessão Cinemateca exibe o filme Bahia de Todos os Santos
Um dos filmes precursores do cinema novo, Bahia de Todos os Santos, foi feito pelo cineasta paulista Trigueirinho Neto. O longa retrata a cidade de Salvador nos anos 1940, durante o Estado Novo, e trata de temas quase que censurados para a época: comunismo, greve, sindicalismo, adultério e racismo.
A trama gira em torno de Tonho e seu grupo de amigos. Rejeitado pela família, ele vive de pequenos furtos e dos favores de miss Collins, sua amante inglesa, que quer afastá-lo dos companheiros. Durante uma greve, fortemente reprimida, Tonho rouba da amante para ajudar na fuga dos amigos grevistas perseguidos pela polícia.
Inconformada, ela denuncia o namorado que acaba preso. O filme também trata da repressão policial – intensa na época – aos terreiros de candomblé. Lançado nos anos 1960, “Bahia de Todos os Santos” tem no elenco Jurandir Pimentel, Lola Brah, Arassary de Oliveira e Geraldo D’el Rey.
O diretor paulista Trigueirinho Neto foi também produtor de cinema e roteirista. Começou a carreira na Vera Cruz. Viveu e estudou cinema em Roma. O conflito entre religião e política, entre burguesia e miséria, são temas de Bahia de Todos os Santos, que escancara as contradições culturais, religiosas e a diversidade social baianas. Foi também o único filme dirigido por Trigueirinho Neto, que abandonou o cinema e tornou-se líder espiritual.
O filme será exibido nesta sexta-feira, às 21h. A reapresentação será no domingo, às 18h30.
Programa Apostila fala sobre Controle Preventivo de Constitucionalidade
No programa Apostila desta semana, o professor Léo Holthe fala sobre "Controle Preventivo de Constitucionalidade". O programa também conta com a presença dos alunos do Curso Dmásio de Jesus – pela internet – e dos alunos da Faculdade Iesplan – no estúdio.
O professor destaca que, "de acordo com a jurisprudência consolidada no Supremo Tribunal Federal, o tratado internacional pode ser considerado objeto do controle de constitucionalidade, em face da atual Carta Política".
O programa também testa os seus conhecimentos. O programa funciona assim: no primeiro bloco, uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas para o professor. Participa quem está no estúdio, e também os alunos que acompanham a troca de informações pela web. Por fim, os convidados são desafiados em um quiz, um jogo de perguntas e respostas. Em pauta, sempre um conceito jurídico utilizado pelos operadores de Direito e pelos cidadãos.
Encaminhe suas dúvidas e sugestões para o e-mail apostila@stf.jus.br. O programa também pode ser visto na internet pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/programapostila.
O programa vai ao ar neste domingo, às 23h, e será reapresentado na segunda, às 11h.
Academia debate a prioridade dos direitos da criança, do adolescente e do jovem
Nesta semana, o programa Academia debate o tema ”Absoluta Prioridade dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem: Análise Empírico-Normativa da Aplicação Judicial da Norma Atribuída ao ART. 227 da Constituição”. Um estudo de Thiago de Oliveira Gonçalves apresentado no formato de dissertação ao programa de mestrado em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) para obtenção do título de mestre em Direito e Políticas Públicas.
O estudo analisa em detalhes o artigo 227 da Constituição Federal, que estabelece ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, uma gama de direitos, entre eles, o direito à vida, à convivência familiar e comunitária. O programa, recebe os convidados Oto de Quadros, promotor de justiça da Vara da Infância e Juventude do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), e Raquel Lucas Bueno, professora do curso de Direito do Centro Universitário Unieuro, e especialista em Direito Civil e Processo Civil, para debaterem o tema.
O Academia também destaca a Bibliografia utilizada no estudo, as publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial, e o quadro Mestres e Doutores, as informações de Antônio de Moura Borges, doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). No quadro Perfil, um pouco da trajetória jurídica de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, um estudioso das áreas do Direito, Física, e Matemática.
O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato. O programa Academia vai ao ar domingo, às 21h. Horário alternativo: terça-feira, às 11h.
Programa Meio Ambiente por Inteiro fala sobre unidades de conservação
Quando falamos em áreas protegidas nos referimos aos espaços territoriais que têm a função de preservar a biodiversidade e garantir o uso sustentável dos recursos naturais. No Brasil, são chamadas de unidades de conservação e representam, atualmente, cerca de 8% do território nacional.
Pensando na proteção dessas áreas, o Ministério do Meio Ambiente lançou em 2002 o programa áreas protegidas da Amazônia ou ARPA, que protege 22,7% da área total de unidades de conservação do Brasil.
Para falar sobre o ARPA, maior programa de conservação e uso sustentável de florestas tropicais do planeta, o programa Meio Ambiente por inteiro desta semana convidou Érika Fernandes Pinto, coordenadora de desenvolvimento sócio ambiental do Instituto Chico Mendes e Ronaldo Weigand, consultor da Nave Terra, empresa que presta consultoria na área de gestão ambiental.
O programa vai ao ar neste sábado, às 19h. E será reapresentado no domingo, às 8h; na terça, às 18h; e quarta, às 10h.
Fonte: TV Justiça