TV Justiça: confira a programação para o fim de semana
Sessão Cinemateca exibe o filme Caiçara
O filme da Sessão Cinemateca Brasileira a ser exibido nesta semana marcou a estreia da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. "Caiçara" foi dirigido pelo italiano Adolfo Celi e lançou Eliane Lage para o estrelato. No filme, ela dá vida a Marina, uma moça sofrida que cresceu em um asilo junto com os pais doentes de hanseniáse. Para fugir da triste realidade casa-se com Zé Amaro, um quarentão ébrio, e vai morar em Ilha Verde.
Lá, convive com o filho e a ex-sogra do marido, uma senhora que pratica bruxaria. Tudo piora quando Manoel, sócio de Zé Amaro, passa a tentar conquistar Marina e acaba matando Zé Amaro para ficar com ela. Em meio a esse turbilhão de problemas aparece o caiçara Alberto, vivido pelo galã Mário Sérgio, por quem Marina se apaixona. No elenco estão também Abílio Pereira de Almeida e Carlos Vergueiro.
O filme será exibido nesta sexta-feira, às 21h. A reapresentação será no domingo, às 18h30.
Repórter Justiça fala sobre rádios comunitárias
O Repórter Justiça desta semana fala sobre as rádios comunitárias. As dificuldades e os desafios de manter uma programação permanente mesmo com escassez de recursos e dificuldades operacionais.
Dados recentes contabilizam a existência de quatro mil rádios comunitárias em operação no território nacional, atingindo cerca de 70% dos municípios brasileiros. Legalizado desde o ano de 1998, o serviço de radiodifusão comunitária vem ajudando a divulgar, defender e fortalecer os interesses econômicos, políticos, sociais e culturais de localidades dos mais variados tamanhos e latitudes.
A importância da fiscalização que coíbe as transmissões clandestinas e irregulares prejudiciais às comunicações entre aeronaves e controladores de vôo e os benefícios que as rádios comunitárias trazem para as comunidades isoladas são alguns dos temas abordados no programa.
O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado às 21h30 e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo, 16h; terça, 13h30; quinta; 18h) e também no Youtube (www.youtube.com/reporterjustica).
Programa Apostila trata de tema do Direito Cambiário
No programa Apostila que vai ao ar neste domingo a professora Margo Sartori aborda o assunto o tema "Aval", uma garantia que é estudada dentro do Direito Cambiário e é uma questão restrita ao mundo dos títulos de crédito.
O programa funciona assim: no primeiro bloco, uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas para o professor. Participa quem está no estúdio, perto do professor, e também os alunos que acompanham a troca de informações pela web. Por fim, os convidados são desafiados em um quiz, um jogo de perguntas e respostas. Em pauta, sempre um conceito jurídico utilizado pelos operadores de Direito e pelos cidadãos. Encaminhe suas dúvidas e sugestões para o e-mail apostila@stf.jus.br
O Apostila pode ser assistido neste domingo, às 21h, e na próxima segunda-feira, às 11h. Além disso, também está na internet pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/programapostila.
Academia fala sobre Direito e internet
"O Direito Achado na Rede – A Emergência do Acesso à Internet como Direito Fundamental no Brasil" será debatido esta semana no programa Academia, da TV Justiça. Trata-se do estudo, no formato de dissertação, de Paulo Rená da Silva Santarém, apresentado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) para a obtenção do título de Mestre em Direito, Estado e Constituição.
Em destaque, a rede global de informações que surgiu há 50 anos a partir de pesquisas militares no auge da guerra fria entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos. No Brasil, os primeiros embriões da rede tomaram fôlego na década de 1980. Por quase 30 anos, sob o ponto de vista tecnológico, reinaram absolutos sem que fossem incomodados por um ordenamento jurídico. O surgimento de demandas cada vez mais complexas mudaram esse quadro. A dissertação do mestre Paulo Rená registra o processo de elaboração e andamento de um anteprojeto de lei denominado Marco Civil da Internet no Brasil.
Sobre o assunto, o programa entrevistou Eduardo Moreth, especialista em Direito Tecnológico, e Sérgio Luís Fava, perito criminal da Unidade de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. O programa também destaca a bibliografia utilizada neste estudo e as publicações de teses e dissertações que estão chegando ao mercado editorial. No quadro Perfil, um pouco da trajetória jurídica de Sobral Pinto, mineiro da cidade de Barbacena e anticomunista radical.
O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br. O programa Academia vai ao ar domingo, às 21h. Horário alternativo: terça, 11h.
Fonte: TV Justiça