TV Justiça: confira a programação para o fim de semana

08/07/2011 12:20 - Atualizado há 9 meses atrás

Programa Meio Ambiente por Inteiro fala sobre cidades sustentáveis

Há cem anos apenas 10% da população mundial vivia em cidades. Hoje são mais de 50%. O grande desafio do planeta atualmente é reinventar as cidades.

A cada ano, pelo menos 67 milhões de pessoas migram para os centros urbanos. São 75% do lixo de todo o planeta sendo produzido nas cidades, que também são responsáveis pelo consumo de dois terços da energia global. Uma situação que pode ser definida como insustentável em curto prazo.

Buscar o desenvolvimento sustentável com eficiência energética, maior preocupação com a geração e manejo de resíduos sólidos e uma rede de transporte eficiente e limpa são alguns dos desafios das grandes cidades atualmente.

Para falar sobre cidades sustentáveis, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana convidou Valder Suriani, superintendente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, e Mara Moscoso, consultora da Fundação Pró-Natureza.

O programa vai ao ar neste sábado, às 19h, e será reapresentado no domingo, às 8h, e na quarta-feira, às 10h.

Realidade da mulher brasileira no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana vai mostrar a relação entre as mulheres e o mercado de trabalho. Reconhecimento elas têm, mas, com todos os movimentos de lutas pela igualdade de direitos, as mulheres continuam em desvantagem em relação aos homens.

A segunda guerra mundial foi o marco para a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Com a população masculina recrutada para os campos de batalha, a solução encontrada, para que a indústria bélica não sofresse com problemas de continuidade na produção de suprimentos, foi recorrer à mão de obra feminina para que fábricas de armas, munições, aviões e estaleiros não parassem.

Com o fim da guerra, as mulheres não eram mais as mesmas. Tinham sentido o sabor e o valor que o trabalho remunerado propicia e, principalmente, adquirido a consciência de que poderiam ir muito longe na conquista dos direitos individuais e coletivos.

Numa década que começa marcada pela posse da primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República, o papel das mulheres na sociedade contemporânea passa a ser visto pela ótica do desempenho e da capacidade de gestão profissional e da conciliação com a família e suas exigências.

O Repórter Justiça vai ao ar nesta sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos (domingo-16h / terça-13h30/quinta-18h) e no Youtube (www.youtube.com/reporterjustica).

Apostila fala sobre Processo Legislativo Constitucional

No programa Apostila desta semana, o professor Léo Holthe aborda o assunto "Processo Legislativo Constitucional". O programa conta com os alunos do curso Damásio de Jesus, que participam pela internet, e dos alunos do Iesplan, que participam no estúdio.

De acordo com o professor, "a iniciativa popular de lei para a doutrina majoritária não pode incidir nas matérias cuja iniciativa legislativa é privativa de algum órgão ou autoridade pública".

No Apostila você também testa os seus conhecimentos. O programa funciona assim: no primeiro bloco, uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas para o professor. Participa quem está no estúdio, perto do professor, e também os alunos que acompanham a troca de informações pela web. Por fim, os convidados são desafiados em um quiz, um jogo de perguntas e respostas. Em pauta, sempre um conceito jurídico utilizado pelos operadores de Direito e pelos cidadãos.

O programa vai ao ar neste domingo, às 23h, e será reapresentado na segunda-feira, às 11h. Também pode ser visto na internet pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/programapostila.

Academia debate o direito anticorrupção no Brasil

”Direito anticorrupção no Brasil: internacionalização, política interna e novos paradigmas sancionatórios e institucionais”. Este é o tema da dissertação de Felipe Dantas de Araújo. O estudo foi apresentado ao programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Brasília (Uniceub), e é o destaque do programa Academia, da TV Justiça, nesta semana.

De acordo com o autor, “a corrupção é agora vista como incompatível com a vida política das sociedades modernas, e não é mais tolerada. O direito vale-se da sua técnica mais tradicional, a ameaça de punição, dirigida contra aqueles que praticarem as condutas definidas como corrupção no âmbito do próprio Direito. A sociedade de risco tem acarretado, no direito, a criação e expansão da categoria dos bens jurídicos supraindividuais, onde inserimos a tutela dos atos de corrupção”.

O assunto é debatido pelos convidados André Luiz de Almeida Mendonça, advogado da União e diretor do departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União (AGU); e Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho, secretário executivo da Controladoria-Geral da União (CGU).

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar, envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br.

O programa Academia vai ao ar domingo, às 21h. Horário alternativo: terça-feira, às 11h.

Sessão Cinemateca Brasileira apresenta o filme “Nem Sansão nem Dalila”

A Sessão Cinemateca Brasileira, exibida pela TV Justiça, apresenta esta semana o filme “Nem Sansão nem Dalila”, uma paródia do épico de Cecil B. de Mille, de 1949.

Dirigido por Calos Manga em 1953 e exibido  no ano seguinte, à luz da história o filme se revelou premonitório. Com uma temática pesada, morte e traição, Carlos Manga transforma o riso em arma e abusa da metáfora em sua comédia para criticar o governo populista de Getúlio Vargas. Pouco tempo depois que o filme foi lançado, a cena política era mesmo de traição e morte. Getúlio Vargas tirou a própria vida ao se sentir sem saída.

Oscarito, na pele do barbeiro Horácio, depois de entrar acidentalmente em uma máquina do tempo, é transportado para o reino de Gaza. Lá, conhece Sansão, com quem troca um isqueiro pela famosa peruca. A cena feita por Vittor Mature no filme original se repete. Ao colocar a peruca na cabeça, Horácio ganha uma força descomunal e se transforma então em um ditador bonachão.

Oscarito brilha nos discursos ao imitar a impostação e a prósodia de Getúlio Vargas. O elenco conta ainda com Fada Santoro, Cyll Farney e Eliana Macedo.

O filme pode ser visto nesta sexta-feira, às 21h, e no domingo, às 18h30.

A proteção aos animais entra na pauta do Fórum

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime e pode impor multa ou prisão. O programa Fórum desta semana vai falar sobre a lei de proteção aos animais. Para isso, recebe o coordenador de Operações de Fiscalização do IBAMA, Roberto Cabral Borges, e a diretora-geral da ProAnima, Simone Gonçalves de Lima.

A lei de proteção aos animais não é uma lei específica, na verdade, ela está inserida na legislação ambiental. Simone Gonçalves diz que dentro da lei de crimes ambientais o artigo que prevê a proteção dos animais é o de número 32 , que veda os maus-tratos e a crueldade contra animais de qualquer espécie.

Segundo Roberto Cabral, além da lei de crimes ambientais, há também tratados internacionais que, segundo ele, “sem que o país tenha uma legislação própria,  acabam não surtindo efeito, no sentido de reprimir aquele que comete um crime ambiental contra algum preceito desses tratados”.

O programa Fórum tem um canal direto com você. Encaminhe a sua sugestão para fórum@stf.jus.br. O Fórum vai ao ar neste sábado, às 23h, e será reapresentado na segunda-feira, às 22h. O programa também pode ser visto no www.youtube.com/stf.

Fonte: TV Justiça

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.