TV Justiça: confira a programação para o fim de semana
Programa Meio Ambiente por Inteiro fala sobre energia limpa
Lâmpadas geram energia a partir de hidrelétricas. O carro só se move com energia derivada do petróleo. Tudo o que acontece, desde as atividades mais simples e cotidianas até as mais complexas, é provocado pela energia.
Hoje, para não comprometer ainda mais a nossa qualidade de vida, o que se discute são as energias alternativas: modelos energéticos que poluam menos e provoquem menos impacto ambiental, conhecida como energia limpa. Ela pode vir do sol, do vento, das marés, do lixo orgânico ou de plantas como a mamona e a cana de açúcar.
Buscar novas fontes de energia que sejam limpas e sustentáveis é um desafio a ser alcançado por países do mundo todo. E o Brasil vem conquistando destaque neste cenário. Em 2010 foi o sexto país que mais investiu em energia limpa.
Para falar sobre o tema o programa Meio Ambiente por Inteiro convidou Eleazar Volpato, professor e engenheiro florestal, e Albino Rodrigues Alvarez, técnico de planejamento e pesquisa do IPEA.
O programa vai ao ar pela TV Justiça neste sábado, às 19h. A reapresentação será no domingo, às 8h; na terça-feira, às 18h; e na quarta-feira, às 10h.
Fórum fala do desarmamento no Brasil
Diante do crescente aumento da criminalidade, o estado entendeu pela necessidade de normas que disciplinassem o uso de armas como meio de diminuir a crescente onda de violência. Diante de tal necessidade e como maneira rápida de resolver a questão, surge a Lei 10.826, de 2003. O Estatuto do Desarmamento, como é conhecido, vem como uma saída apropriada para se atingir pacificação social. O desarmamento no Brasil é o tema do Fórum desta semana que recebe o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Em 2011, o Brasil está passando por sua terceira campanha nacional de desarmamento. O secretário executivo do MJ conta que houve uma ação de grande impacto em 2005, onde foram recolhidas 500 mil armas por devolução voluntária. Uma segunda campanha ocorreu em 2003, que se voltou mais para a questão do registro, onde quem tinha uma arma ilegal, poderia registrá-la e se tornar legal.
Agora, o governo retomou uma campanha na linha da devolução voluntária. “Nós estamos explicando ao cidadão que a arma realmente não traz segurança, que é preciso ter registro, que ele precisa ser renovado com bastante frequência, que é necessário se submeter a teste psicológico, teste de tiro, mas que ele pode a qualquer tempo devolver essa arma”, explica Luiz Barreto.
Assim como nas campanhas anteriores, nesta o cidadão que devolver uma arma de fogo recebe uma indenização em dinheiro. Luiz Barreto explica que se a arma entregue ao governo é legal, aquele registro será cancelado e a pessoa não precisará mais passar pela burocracia da renovação. Nos casos das armas ilegais, o cidadão vai deixar de ser uma figura delituosa. “Muita gente não sabe, mas ter uma arma em casa é crime. As pessoas podem ser presas por isso, e acontece com muita frequência no Brasil”, afirma o secretário executivo do MJ.
Encaminhe a sua sugestão para forum@stf.jus.br O programa vai ao ar no sábado, às 23 horas, com reapresentação na segunda-feira, às 22h. O programa também pode ser visto no www.youtube.com/stf
Ordem de vocação hereditária é o tema do Apostila
No Apostila dessa semana, o professor Gustavo Nicolau vai falar sobre "Ordem de vocação hereditária". O programa conta com a participação via internet dos alunos da USCS e do Iesplan, no estúdio.
De acordo com Gustavo Nicolau, esse é um tema importantíssimo e que traz dentro do direito brasileiro muitas possibilidades quando se trata de saber quem é o herdeiro de uma pessoa que veio a falecer. “O ponto fundamental para se entender a ordem de vocação hereditária é saber qual a lista de pessoas chamadas a herdar, quando uma determinada pessoa falece. Existe uma sequência determinada pelo art. 1829 do Código Civil”, explica o professor.
No Apostila, o telespectador também testa os conhecimentos. No primeiro bloco do programa, há uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas para o professor. Participa quem está no estúdio, perto do professor, e também os alunos que acompanham a troca de informações pela web. Por fim, os convidados são desafiados em um quiz, um jogo de perguntas e respostas.
O programa vai ao ar no domingo, às 23h, com reapresentação na segunda-feira, às 11h. O conteúdo também pode ser visto na internet pelo endereço eletrônico: www.youtube.com/programapostila.
Saber Direito Debate entrevista o professor Arcênio Brauner
O Saber Direito Debate desta semana entrevista o defensor público federal e professor Arcênio Brauner. Ele fala sobre sua experiência como defensor público federal e sua atuação no Estado do Rio de Janeiro e aprofunda o tema Juizados Especiais Federais, que foi apresentado durante a semana, no programa Saber Direito. No último bloco, o professor faz a indicação bibliográfica para os interessados em estudar o assunto.
Quem quiser participar do programa com sugestões, basta entrar em contato pelo e-mail: saberdireito@stf.jus.br. O Saber Direito também está no YouTube. Para assistir às aulas, basta acessar www.youtube.com/saberdireitodebate. Exibição: Domingo 11h30.
Programa Iluminuras será reapresentado no sábado
A edição do programa Iluminuras desta semana entrevistou o advogado Júlio César de Oliveira, que falou sobre seu livro “Ação Regressiva”. O programa, que vai ao ar sempre às quartas-feiras, será reapresentado neste sábado a partir das 12h.
Também será apresentada a obra rara sobre história, geografia e política publicada no Rio de Janeiro entre 1858 e 1863. O livro inclui curiosidades sobre os períodos do descobrimento e da colonização das Américas.
Tem ainda um passeio pela biblioteca pessoal da juíza Elisabeth Amarante. Integrante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), ela se interessou pela literatura desde criança, encantada pelo mundo de fantasia de Monteiro Lobato. Na adolescência, tomou gosto pela ficção depois de embarcar nas histórias de Machado de Assis, Érico Veríssimo e Jorge Amado. Atualmente, aposta nos títulos de autores latinos como Gabriel Garcia Marquez e Mário Vargas Lhosa. A magistrada também gosta dos romances da escritora inglesa Rosamunde Pilcher.
O programa vai ao ar pela TV Justiça e também pode ser visto no YouTube. Para ver este programa, basta acessar: www.youtube.com/programailuminuras.
Fonte: TV Justiça