TV Justiça completa um ano com nova programação
A partir da próxima segunda-feira (11/8), quando a TV Justiça comemora um ano de existência, vai ao ar a sua nova programação, que estréia com o Jornal da Justiça 1ª edição. De segunda a sexta-feira, a jornalista Teresa Carneiro apresentará o telejornal, com meia hora de duração. Matérias de serviço, utilidade pública, curiosidades, comportamento e a agenda do Poder Judiciário são algumas novidades do novo telejornal.
No quadro “Direto da Redação”, ainda dentro do Jornal da Justiça, a jornalista Geórgia de Oliveira mostra notícias dos tribunais em todo o país. A consultora Odete Rocha, em uma coluna às sextas-feiras, esclarece dúvidas de telespectadores. Cleusa Vasconcelos faz um breve resumo da programação do dia na TV Justiça.
Com novo formato e mais inserções na programação da TV, os boletins “Justiça Agora” vão ao ar de hora em hora também pela manhã, com início às 9h.
A duração do programa “Justiça em Ação” aumenta de 2 horas para 4 horas. Às quartas e quintas-feiras vai ao ar, ao vivo, a íntegra dos julgamentos do Plenário do Supremo Tribunal Federal – com comentários do jornalista e advogado Carlos Eduardo Cunha. Durante o “Justiça em Ação”, o telespectador ficará sabendo dos destaques do “Jornal da Justiça” 2ª edição.
Ainda na nova grade, o “Programa Fórum” terá edições diárias. Mais flexível, entrevistas e debates se misturarão durante o programa – e nos fins de semana ocorre a reprise dos programas de maior repercussão.
Segundo a editora-chefe da TV Justiça, jornalista Ana Tereza Senna, “as modificações da grade têm por objetivo ampliar a cobertura jornalística a fim de oferecer aos telespectadores maior agilidade e imediatismo da notícia”.
“Esse é o início do processo de ampliação da TV Justiça”, afirmou o consultor, Mauro Garcia. De acordo com Garcia, investimentos em qualidade, novos formatos dos programas e ampliação da cobertura jornalística são os pontos mais importantes para o 2º ano da TV.
HISTÓRIA
Atualmente, o sinal da TV Justiça é retransmitido pela Sky e Directv em todo o país, pelas operadoras de cabo em 20 estados da Federação e no Distrito Federal e também pode ser recebido por antenas parabólicas. No primeiro semestre deste ano, a TV Justiça passou a ser transmitida via internet pela página do SuperiG e do STF e aumentou o horário da programação para 24 horas por dia. Hoje, são 40 programas no ar e mais de 22 correspondentes.
A TV Justiça, canal de televisão administrado pelo Supremo Tribunal Federal, entrou no ar no dia 11 de agosto de 2002, dia em que se comemora a criação dos cursos jurídicos no Brasil e, também, o dia de Santa Clara, considerada a padroeira da televisão.
A proposta da TV Justiça é traduzir, para o cidadão comum, o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da advocacia – serviços essenciais à Justiça, segundo a Constituição.
#EC//AM