TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e Radiobrás se unem em transmissão experimental no FSM
O Fórum Social Mundial (FSM), que ocorre em Porto Alegre-RS, de 26 a 31 de janeiro, será palco da primeira transmissão experimental de sinal de uma TV do Estado brasileiro para o exterior, numa operação conjunta entre a Radiobrás, a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça. Uma emissora-piloto, a TV Brasil, voltada para os países sul-americanos, será montada no FSM. Durante seis dias, jornalistas brasileiros e de outros países da América do Sul trabalharão em equipe para produzir uma programação em espanhol.
A TV Brasil é uma iniciativa inédita que reúne os três poderes da República – Executivo, Legislativo e Judiciário -, com o objetivo principal de promover a integração entre os povos da América do Sul. Ela é a primeira ação deliberada pelo Comitê Gestor, que funciona no âmbito da Radiobrás com a incumbência de planejar e dirigir o projeto de prestação de serviços de televisão para o exterior.
O Comitê Gestor foi criado por um decreto assinado pelo presidente Lula em 27 setembro de 2004. Logo após a assinatura do decreto, o comitê foi instalado, com os seguintes integrantes: Armando Rollemberg , Diretor de Comunicação do Senado; Márcio Araújo, Diretor de Comunicação da Câmara dos Deputados; embaixador Ruy Nogueira, Subsecretário Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty; Sérgio Amaral, Secretário de Comunicação do Supremo Tribunal Federal; Antônio Ernesto Lassance, chefe de gabinete do Ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, e Eugênio Bucci, presidente da Radiobrás.
A equipe destacada para montar e operar a emissora piloto será composta de 40 profissionais, parte deles cedida pela TV Senado, TV Câmara, TV Justiça, Radiobrás e outra parte formada por profissionais contratados temporariamente para a cobertura do FSM. A empresa Newskies cedeu gratuitamente um segmento espacial de 6 MHz no satélite NSS-806 para a transmissão durante os seis dias do Fórum Social Mundial. Emissoras como MGM, ESPN, Voice of America operam pelo mesmo satélite. No final do ano passado, a Radiobrás licitou a compra de equipamentos para o projeto, no valor de 6,3 milhões de reais, num investimento já previsto no orçamento da empresa.
Serão 24 horas diárias de transmissão durante os seis dias do evento, que poderá ser captada na América do Sul, Central e do Norte, além da Europa Ocidental. A grade de programação contará com ancoragem ao vivo das principais atividades, transmissão de shows e realização de debates, entrevistas, boletins e um telejornal diário de 30 minutos.
A transmissão experimental permanecerá no ar apenas durante o FSM.