Transmissão em tempo real do seminário promovido pelo STF chega a 60 mil acessos
O 1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), chega ao último dia de palestras com cerca de 60 mil consultas ao site do evento, que transmitiu ao vivo e na íntegra as apresentações, evidenciando o grande interesse pelas questões propostas para discussão.
A secretária de Documentação do Supremo Tribunal Federal (STF) e uma das organizadoras do seminário, Altair Maria Damiani, avaliou que o encontro chega ao último dia com um resultado surpreendente.
Foram três dias de palestras e trocas de informações sobre os mais modernos sistemas digitais e formas de utilização da informação com segurança. Palestrantes de países como França, Estados Unidos e Itália trouxeram suas experiências para os cerca de 500 participantes do seminário que vieram de todos os estados brasileiros.
Sobre a transmissão do seminário pela internet, a secretária explicou que a medida foi adotada porque houve uma procura muito grande pelo seminário, muitas inscrições e pedidos de credenciamento além do total estipulado pela organização. “Como não pudemos atender a todos, procuramos transmitir o evento em tempo real, para que pessoas de outros estados e até de outros países também pudessem participar. Um palestrante nos deu a informação de que bibliotecários do México assistiram a sua palestra. Então, ultrapassamos as fronteiras do Brasil e isso é extremamente gratificante”, diz a secretária.
Para Altair Maria, esse encontro é um ponto para muitas reflexões, sobretudo na área do governo, onde é preciso trabalhar de forma mais integrada, formando parcerias e tentando uma padronização na organização e no gerenciamento da informação. A partir de agora, cada instituição vai procurar se adequar àquilo de mais novo que foi apresentado no seminário. “Como não podemos parar e a tecnologia avança todos os dias, as instituições estarão também aproveitando a oportunidade para se adequar às novas demandas e às novas necessidades de seu público”, ressaltou.
CM/EH