Tomam posse, às 16h de amanhã, os três novos ministros do Supremo
Amanhã, a partir das 16h, terá início a solenidade de posse dos três novos ministros do Supremo Tribunal Federal, Antônio Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto e Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Eles assumirão, respectivamente, os lugares deixados pelos ministros Sydney Sanches, Ilmar Galvão e Moreira Alves. A TV Justiça e a Radiobrás, em conjunto, transmitem a cerimônia ao vivo.
A solenidade de posse de ministro do STF, de acordo com o cerimonial da Corte, não permite, por tradição, a pronúncia de qualquer discurso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará dos rituais. Ele será representado pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, cuja chegada está prevista para as 16h05, quando será recebido pelo presidente da Corte, ministro Maurício Corrêa. Apenas 40 minutos após sua chegada é que Bastos cumprimentará os ministros que Lula indicou ao Supremo.
De acordo com o roteiro previsto para a cerimônia, Cezar Peluso, Ayres Britto e Barbosa Gomes serão empossados, um a um. Nesta ordem, serão introduzidos, um a um, no Plenário pelo ministro Sepúlveda Pertence – o mais antigo na Corte. Mas o primeiro dos empossados, Peluso, também estará ladeado, na entrada, pelo ministro mais recente, Gilmar Ferreira Mendes.
O encerramento das transmissões está previsto para após a Prestação do Compromisso do último empossado, ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Mesmo com a transmissão direta, o Jornal da Justiça desta quarta-feira irá ao ar em seu horário normal, às 19 horas.
#SD/BB//AM