Sydney Sanches vai relatar ação dos partidos políticos

04/06/2001 19:00 - Atualizado há 8 meses atrás

O ministro Sydney Sanches é o relator da ação direta de inconstitucionalidade (2.467), com pedido de liminar, movida no Supremo Tribunal Federal pelo PCdoB, PSB e PDT contra dispositivos da Medida Provisória 2077-32/01, que trata do pagamento dos militares e servidores públicos federais do Poder Executivo.



As oposições reclamam que a MP reedita matéria já rejeitada pelo Congresso Nacional na sessão legislativa extraordinária realizada em janeiro de 2001, contrariando doutrina constitucional brasileira sobre o assunto. Alegam, ainda, que ao reeditar a MP, o presidente da República descumpriu o princípio constitucional da separação dos poderes.



Um dos dispositivos contestados prevê que a partir de fevereiro de 2001 o pagamento dos salários será feito conforme regulamento a ser editado pelo Executivo.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.