Supremo Tribunal Federal recebe amanhã o certificado da ISO 9002
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Velloso, recebe amanhã (25/05), às 15 horas, os certificados relativos ao Sistema de Qualidade baseado na norma NBR ISO 9002, conferidos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. A cerimônia será realizada na sala de sessões da 1ª Turma do STF.
O Programa da Qualidade no Supremo foi criado pelo ministro Carlos Velloso, em outubro do ano passado, através de assinatura de um protocolo de cooperação técnica com o Banco do Brasil com base nos requisitos da Organização Internacional para a Normalização.
Essa instituição foi criada em 1947 na Suiça e suas normas são adotadas em mais de 100 países. O Programa contou também com o apoio do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
O Sistema de Qualidade foi implantado na Secretaria de Processamento Judiciário nos serviços de registro, autuação, composição, identificação de matéria judiciária e distribuição dos processos originários.
O Programa também foi adotado pela Secretaria de Informática nos processos de salvamento, guarda e restauração de dados e de levantamento de informações para o desenvolvimento de sistemas corporativos.
Durante o processo de certificação, baseado na norma NBR ISO 9002, a Fundação Vanzolini, ligada à Escola Politécnica da USP, realizou auditorias para verificar a eficácia do sistema de qualidade do STF.