Supremo Tribunal Federal presta homenagem no centenário do ministro Adalício Coelho Nogueira
O Supremo Tribunal Federal dedicou hoje (26/3) a primeira parte da sessão plenária a prestar uma homenagem ao centenário de nascimento do ministro Adalício Coelho Nogueira, que ocupou cadeira na Corte entre os anos de 1965 e 1972.
Em nome do Tribunal, o ministro Ilmar Galvão discursou, lembrando a biografia do jurista nascido na Bahia e seus feitos notáveis. Quanto a sua atuação no Supremo, o orador enfatizou que o ministro Adalício Coelho Nogueira deu o melhor de si no pesado encargo de julgar em última instância, tendo-se imposto no colegiado não apenas pela inteligência, pela cultura jurídica e pela vocação de julgador, mas também pela fidalguia e pela extraordinária capacidade de fazer amigos.
O ministro Ilmar Galvão afirmou também que Adalício Coelho Nogueira foi um magistrado exemplar, destacando-se por sua independência e isenção. Galvão citou, ainda, a fala de Josafá Marinho, a qual lembrava que, nomeado durante o governo militar, o ministro Adalício “procedeu com correção ética, serenidade e segurança”.
Discursaram também o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e o representante do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, José Eduardo Rangel de Alckmin. Os familiares do homenageado prestigiaram o evento. Estiveram no plenário do STF o filho do ministro, Adalício Coelho Nogueira Filho; a filha Yolanda Sá Nogueira; os netos Rodrigo Bona Nogueira, Wanda Bona Nogueira, Maria Beatriz Nogueira, Juraci Magalhães Neto, Mônica Nogueira; e o sobrinho Carlos Alberto Neves da Rocha.
Além dos familiares, compareceram à homenagem os ministros aposentados Octávio Galloti e Aldir Passarinho; o representante do Advogado-Geral da União, Moacir Antônio Machado da Silva; o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Braz Henriques de Oliveira; e o presidente do Instituto de Advogados do DF, Amauri José de Aquino Carvalho.
Leia mais sobre o ministro Adalício.
Ministro Adalício, homenagem no centenário
Marco Aurélio cumprimenta filho do ministro Adalício (cópia em alta resolução)
Ministro Ilmar Galvão proferiu discurso em homenagem ao ministro Adalício (cópia em alta resolução)