Supremo Tribunal Federal, Instituto VERO e Redes Cordiais promovem encontro com influenciadores para aproximar a Justiça da sociedade
Evento contará com dois dias de atividades e tour cultural no STF.
Com o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da sociedade, o Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Redes Cordiais e o Instituto VERO, realizará o evento ”Leis e likes: o papel do Judiciário e a influência digital”.
Ministros do Supremo Tribunal Federal, autoridades judiciais e influenciadores se reunirão nos dias 21 e 22 de agosto para rodas de conversas e atividades na sede do STF, em Brasília, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre personalidades do universo digital e a magistratura. “Queremos promover um espaço de diálogo para aproximar o STF da sociedade pois muitas pessoas não sabem como funciona o Judiciário. A ideia é receber criadores de conteúdo para conversar sobre o sistema de justiça brasileiro e como podemos nos comunicar melhor para que as pessoas conheçam seus direitos e compreendam as decisões”, destaca o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
Grandes – e diversos – nomes das redes marcarão presença no evento, como Professor Noslen, Rodrigo França, Vitória Mesquita, Txai Surui, Tiele Miranda e Átila Iamarino. A visita dos influenciadores à sede do STF incluirá um tour cultural e conversas sobre o impacto da influência em tempos de polarização e desinformação, comunicação de direitos, como a influência digital pode aproximar a justiça da sociedade e o papel do judiciário na sociedade brasileira.
Para o VERO, essa troca de experiências e vivências é de fundamental importância. “Precisamos aproximar o universo da comunicação digital com atores responsáveis pela garantia de direitos no Brasil. Esse projeto nasceu para fazer essa ponte, além de apoiar os criadores de conteúdo com conhecimentos técnicos sobre o sistema de justiça no nosso país”, diz Victor Vicente, coordenador de conteúdo.
“Reunir influenciadores de diferentes espectros políticos, que conversem com públicos distintos por conta de sua religião, área temática ou região do país, é uma parte fundamental desta iniciativa. Permitir que os criadores de conteúdo, atores centrais na distribuição de informação da nova era digital, conheçam o judiciário e o STF, é fundamental para que a conversa digital sobre o tema seja baseado em fatos”, reforça Clara Becker, diretora executiva do Redes Cordiais.
Sobre o Redes Cordiais – O Redes Cordiais foi fundado em 2018 com a missão de construir redes mais saudáveis e confiáveis. Um espaço público de diálogo e troca, numa internet livre, no qual a liberdade de expressão crie comunidades comprometidas com diálogos democráticos. Em parceria com entidades e outras instituições dos setores público e privado, aposta na educação midiática e no conjunto de habilidades que permite lidar de maneira responsável e crítica com as mídias, do jornal impresso aos vídeos do aplicativo da vez. Aposta no poder do diálogo, na informação de qualidade que o jornalismo ajuda a difundir e na tolerância. Saiba mais em www.redescordiais.org.br.
Sobre o Instituto VERO – O Instituto VERO foi criado em 2021 com a missão de garantir que as pessoas estejam preparadas para viver e prosperar em um mundo cada vez mais digital. A equipe do instituto trabalha com educação midiática e campanhas de educomunicação para inspirar a transformação social por meio do uso crítico de tecnologias digitais.
Conheça os cursos e projetos do instituto em www.vero.org.br.