Supremo tem nova exposição
Até o dia 20 de novembro, o roteiro de visitas guiadas ao Supremo Tribunal Federal inclui uma nova exposição: “Supremo em 3 Tempos”. Os painéis e vitrines mostram objetos e réplicas de documentos da Casa da Suplicação no Reino do Brasil, que deu origem ao STF; do Supremo Tribunal de Justiça, que a sucedeu no Império; e do Supremo Tribunal Federal, criado com a República.
Entre os documentos, destacam-se a Saudação dos Conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça pela maioridade de sua majestade D. Pedro II e o pedido de Habeas Corpus de Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes, extraditada para a Alemanha.
Objetos como cadeiras do plenário do Supremo Tribunal de Justiça (ano de 1870) e do Supremo Tribunal Federal (do início do período Republicano) também fazem parte da mostra, além de mapas antigos da divisão política da América e dos limites do Império.
Além de visitar a exposição, o roteiro permite ainda conhecer o plenário, onde são realizados os julgamentos, as salas com objetos deste século, como o escritório em madeira confeccionadas por Pontes de Miranda, um dos juristas mais importantes do Brasil, que era marceneiro amador.
O STF, que fica na Praça dos Três Poderes, pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 16h.