Supremo recebe visita do presidente do Líbano

14/04/2010 08:00 - Atualizado há 9 meses atrás

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da República do Líbano, general Michel Suleiman, será recebido no próximo dia 22 de abril no Supremo Tribunal Federal pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes. A cerimônia de recepção ao presidente libanês será às 16h15, no Salão Nobre do STF. 

O Líbano é uma república parlamentarista com regime democrático, cujo presidente é eleito indiretamente pelo parlamento e os deputados são eleitos diretamente pelo voto popular. A Constituição do Líbano foi promulgada em 23 de maio de 1927, fundamentada na separação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O texto constitucional garante a economia de livre mercado, a iniciativa pessoal e a propriedade privada.

O general Suleiman foi eleito presidente do Líbano em maio de 2008, pondo fim a mais grave crise interna do país, após a guerra civil que durou entre 1975 e 1990.

Graduado na Academia Militar como segundo tenente, o general Suleiman tem bacharelado em Política e Administração pela Universidade Libanesa, além de mestrado em língua inglesa e francesa.

Antes de ser o comandante das Forças Armadas Libanesas e presidente do país, o general testemunhou confrontos violentos com Israel, na região de fronteira, entre 1993 e 1996.

Sobre o Líbano

Com uma costa privilegiada de 220 Km para o Mar Mediterrâneo e fronteira ao sul com Israel e ao norte e oeste com a Síria, o Líbano tem 3,6 milhões de habitantes distribuídos em um território de 10.452 km2, segundo dados divulgados pela embaixada libanesa.

Mais da metade da população concentra-se nas zonas urbanas, especialmente em cidades grandes como Trípoli e Beirute, a capital do país. Estima-se que existem 14 milhões de libaneses espalhados pelo mundo, sendo que 7 milhões são emigrantes que escolheram o Brasil para viver.

Símbolo

O Líbano é um país que tem mais de 7 mil anos de história e desde a época dos fenícios enfrenta disputas territoriais, sejam por razões econômicas, políticas ou religiosas, principalmente por conta de sua localização privilegiada de saída do Oriente Médio para o Mar Mediterrâneo.

O idioma oficial do país é o árabe, mas o ensino do francês e do inglês é obrigatório nas escolas. A bandeira libanesa traz a imagem de um cedro (Cedrus libani) – a árvore símbolo do Líbano e que representa força e imortalidade, por ser de uma espécie mais velha e mais forte, capaz de viver centenas de anos. 

AR//AM

* Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.