Supremo recebe Queixa-crime na qual presidente da República é acusado de plágio
Em Queixa-crime (Inq 1875) recebida pelo Supremo Tribunal Federal, o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, é acusado de plágio ao omitir, supostamente, a autoria do projeto da Linha de Transmissão Boa Vista-Santa Elena de Uairén, entre o Brasil e a Venezuela, e do projeto da subestação elétrica de Boa Vista (RR).
Na Queixa, o engenheiro Tácito Sampaio Alves é apontado como o autor dos dois projetos de aproveitamento da energia excedente produzida no complexo hidrelétrico do Gúri, na Venezuela, para abastecer as cidades de Boa Vista e Manaus.
O filho do engenheiro Marcos Flávio Sampaio Alves afirma, na Queixa, que os estudos foram realizados com a colaboração do engenheiro eletricista Alarcon Lopes Barbosa Filho, e registrados no Conselho Federal de engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) em 1991.
O presidente Fernando Henrique é acusado de incluir os projetos no livro “Avança Brasil” para promover sua candidatura à reeleição, em 1998, e “valorizar e enriquecer sua proposta de governo com propriedade intelectual de outro”, diz a ação.
O filho do engenheiro explica que um resumo dos projetos foi enviado à Eletrobrás, com a menção “direitos autorais reservados” e que, portanto, o presidente Fernando Henrique teria cometido crime contra a propriedade intelectual, violação de direito autoral, usurpação de nome e omissão de crédito.
#BB/JY//AM