Supremo recebe Mandado de Segurança contra presidente da República

27/08/2001 18:53 - Atualizado há 8 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal recebeu hoje (27/08) Mandado de Segurança, com pedido  de  liminar, (MS 24049) de Laura Costa de Andrade Brito, contra o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o ministro da Reforma Agrária, Raul  Jungman, para que se torne sem efeito o decreto presidencial, assinado no dia  19 de junho desse ano, que desapropriou a fazenda Engenho Novo, localizada no município de Rio Brilhante (MS), por faltar a devida fundamentação legal.


A  proprietária das terras ressalta que a fazenda Engenho Novo cumpriu sua função social. Laura ressalta que a propriedade encontra-se ocupada devidamente e explorada com plantio de pastagens típicas para a região, com exploração  extensiva de pecuária, além da agricultura.

No Mandado de Segurança, Laura argumenta ainda que a proprietária do imóvel rural tem o direito de ser previamente notificada, com a antecedência mínima de três dias, para acompanhar o processo administrativo desapropriatório. E sua notificação ocorreu, segundo alega, no mesmo dia da vistoria, o que equivaleria ausência de  notificação.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.