Supremo recebe dois Mandados de Segurança contra presidente da República
O Supremo Tribunal Federal recebeu hoje (30/08) dois Mandados de Segurança (MS 24061 e MS 24062), com pedidos de liminar, contra o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, por omissão, no que tange à revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos federais.
Os Mandados de Segurança são de autoria da Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal (APSEF) e da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (UNACOM). Em ambos os casos, as entidades solicitam a atualização dos ganhos dos seus filiados em no mínimo 75,48% – índice da inflação reconhecida pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no artigo 37, Inciso X, da Constituição Federal, que confere ao servidor público o direito líquido e certo á revisão geral anual da remuneração.
O advogado das partes justificou ainda: “O último reajuste do funcionalismo público federal deu-se há mais de seis anos, em janeiro de 1995, quando foi aplicado o índice de apenas 22,07%.”