Supremo lança nova versão de site na Internet
O Supremo Tribunal Federal lança amanhã (9/4) a nova versão de seu site na Internet. Os mais de 15 mil usuários que acessam diariamente os serviços on-line oferecidos pelo tribunal encontrarão um visual mais moderno e navegação mais ágil. Além disso, novas ferramentas tornarão mais dinâmico o acesso a dados processuais, facilitando a vida de advogados e cidadãos que procuram informações sobre causas em andamento, julgamentos, jurisprudência e notícias.
Uma das principais novidades é o novo modelo de navegação no site. Antes, para se alternar entre os vários setores do conteúdo, era preciso voltar sempre à página inicial e fornecer a cada vez o argumento. Com as mudanças, os links (atalhos) para qualquer parte do sistema passarão a estar no topo de todas as páginas, economizando o tempo dos visitantes.
A consulta a andamentos processuais foi simplificada. Basta ter em mãos o número do processo para se fazer a pesquisa, dispensando-se a classe, que é uma sigla adotada pelo STF para identificar as causas.
Dentro da página referente a cada ação ou recurso, o interessado terá acesso a todas as informações sobre a causa – “partes”, “detalhes”, “andamentos”, “deslocamentos” e “jurisprudência”, sobre o caso, assim como poderá ver todas as publicações em Diário da Justiça referentes ao processo.
Quem está acostumado a acessar as notícias do STF, passará a visualizar as manchetes já na página inicial do site, podendo ir direto à matéria. Após a leitura, o visitante poderá também consultar os andamentos do processo de interesse a partir dessa mesma página de notícias, pois contará com um link para isso. Por exemplo, quando houver novos desdobramentos em Ações Diretas de Inconstitucionalidade de grande repercussão, como a da aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos bancos, bastará clicar sobre seu número. Nesse caso, bastará posicionar o ponteiro do mouse sobre o código “ADI 2591”.
Ficou mais fácil também, a impressão do inteiro teor de documentos processuais e acórdãos do Supremo. Na versão anterior do site, o usuário tinha de abrir página por página para proceder à impressão. Agora, o documento poderá ser impresso em blocos de 15 páginas a cada vez.
O projeto gráfico ficou mais arrojado e claro. Um estudo de harmonia de cores foi utilizado para tornar as páginas mais suaves.
O site do STF vem sendo premiado pela Academia iBest Brasileira e pelo Júri Popular desde 2000 em no mínimo duas categorias. Este ano, mais uma vez, é um dos Top 10 em três categorias: Governo, Serviços Públicos e na inédita categoria Regional – Distrito Federal, onde concorrem todos os sites .
A Secretaria de Informática do Supremo Tribunal Federal trabalhou durante quatro meses no projeto.