Supremo empossa hoje seu 38º presidente na República

05/06/2003 14:21 - Atualizado há 9 meses atrás

O ministro Maurício Corrêa toma a posse hoje (5/6), às 16h, como o 38º presidente do Supremo Tribunal Federal na República brasileira. Nelson Jobim, na mesma cerimônia, assume a vice-presidência.


 


O novo presidente permanecerá à frente do órgão de cúpula do Judiciário brasileiro por 11 meses, aposentando-se em 9 de maio de 2004, quando completa 70 anos de idade. Aproximadamente 3 mil pessoas foram convidadas para a solenidade, que terá as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato e dos presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, além de vários governadores de estado, parlamentares e integrantes do Poder Judiciário e  do Ministério Público.


 


A capacidade máxima do Plenário do Supremo, segundo orientação da Defesa Civil, é de 400 pessoas. Por isso, os demais convidados acompanharão a posse por telões localizados nos auditórios das antigas Primeira e Segunda Turmas, no edifício do Anexo I, e no Salão Branco, localizado no edifício sede.


 


Participarão da  cerimônia os Dragões da Independência, a Banda de Música dos Fuzileiros Navais, 280 desbravadores (escoteiros), 44 bombeiros,   sendo 23 do efetivo do STF e os outros onze, da 15º Companhia Regional de Incêndio (CRI). A previsão é de que a solenidade tenha uma hora e meia de duração e mais, aproximadamente, duas horas para que o presidente empossado, ministro Maurício Corrêa, receba os cumprimentos dos convidados.


 


Durante a cerimônia, o primeiro a discursar será o ministro  Sepúlveda Pertence, que falará em nome do STF. Em seguida falarão o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e o presidente da OAB, Rubens Approbato, que encerrará as homenagens.


 


COBERTURA


 


No Plenário do STF, quase dez câmeras, 2 equipes volantes de TV e um SET de gravação, com uma equipe de 49 profissionais voltada para a solenidade formam o aparato responsável pela transmissão da posse via TV Justiça.


 


Boletins com detalhes de toda a posse vêm sendo transmitidos desde as 13h. Durante a cerimônia, duas equipes (composta, cada uma, de repórter, cinegrafista e auxiliar) estarão circulando pelo prédio do Supremo, colhendo informações e entrevistando autoridades e convidados. A vinheta de abertura da transmissão direta foi especialmente produzida pela TV Cultura de São Paulo.


 


Clique aqui e veja como assistir a TV Justiça em sua cidade.


Clique aqui e assista a TV Justiça pela internet. 


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.