Supremo empossa hoje seu 38º presidente na República
O ministro Maurício Corrêa toma a posse hoje (5/6), às 16h, como o 38º presidente do Supremo Tribunal Federal na República brasileira. Nelson Jobim, na mesma cerimônia, assume a vice-presidência.
O novo presidente permanecerá à frente do órgão de cúpula do Judiciário brasileiro por 11 meses, aposentando-se em 9 de maio de 2004, quando completa 70 anos de idade. Aproximadamente 3 mil pessoas foram convidadas para a solenidade, que terá as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Rubens Approbato e dos presidentes do Senado Federal, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, além de vários governadores de estado, parlamentares e integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.
A capacidade máxima do Plenário do Supremo, segundo orientação da Defesa Civil, é de 400 pessoas. Por isso, os demais convidados acompanharão a posse por telões localizados nos auditórios das antigas Primeira e Segunda Turmas, no edifício do Anexo I, e no Salão Branco, localizado no edifício sede.
Participarão da cerimônia os Dragões da Independência, a Banda de Música dos Fuzileiros Navais, 280 desbravadores (escoteiros), 44 bombeiros, sendo 23 do efetivo do STF e os outros onze, da 15º Companhia Regional de Incêndio (CRI). A previsão é de que a solenidade tenha uma hora e meia de duração e mais, aproximadamente, duas horas para que o presidente empossado, ministro Maurício Corrêa, receba os cumprimentos dos convidados.
Durante a cerimônia, o primeiro a discursar será o ministro Sepúlveda Pertence, que falará em nome do STF. Em seguida falarão o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e o presidente da OAB, Rubens Approbato, que encerrará as homenagens.
COBERTURA
No Plenário do STF, quase dez câmeras, 2 equipes volantes de TV e um SET de gravação, com uma equipe de 49 profissionais voltada para a solenidade formam o aparato responsável pela transmissão da posse via TV Justiça.
Boletins com detalhes de toda a posse vêm sendo transmitidos desde as 13h. Durante a cerimônia, duas equipes (composta, cada uma, de repórter, cinegrafista e auxiliar) estarão circulando pelo prédio do Supremo, colhendo informações e entrevistando autoridades e convidados. A vinheta de abertura da transmissão direta foi especialmente produzida pela TV Cultura de São Paulo.
Clique aqui e veja como assistir a TV Justiça em sua cidade.
Clique aqui e assista a TV Justiça pela internet.