Supremo defere Extradição de colombiano acusado de tráfico de drogas pelos EUA
Foi deferido hoje (9/6) o pedido de Extradição (Ext 899) de Alfredo Berrio-Arango, feito pelos Estados Unidos da América. De nacionalidade colombiana, ele foi acusado de tráfico de entorpecente e responde pelo mesmo delito no Brasil. A decisão unânime seguiu o voto do ministro Marco Aurélio, relator do processo.
O Tribunal Distrital dos EUA para o distrito do sul do Estado da Flórida emitiu ordem de prisão contra Berrio-Arango, que foi preso pela Polícia Federal em 2003. Ele está sob custódia no Presídio de Segurança Máxima de Viana, no Espírito Santo. Interrogado, negou as acusações feitas pela justiça americana, afirmando não ter relação com os fatos narrados no pedido de Extradição.
O relator registrou estarem preenchidos os requisitos para o deferimento do pedido de Extradição, ressaltando que o fato de Alfredo ser colombiano fica em segundo plano, uma vez que ele é acusado de cometer delitos em território norte-americano. “Tem-se como atendida a dupla tipicidade, não ocorrendo a incidência da prescrição, à luz tanto do direito brasileiro quanto das normas do Estado requerente [EUA]”, acrescentou Marco Aurélio.
Marco Aurélio: Extradição deferida (cópia em alta resolução)
#RR/BB