STF terá iluminação especial em maio em apoio a campanhas de conscientização
Ações reforçam a promoção da cidadania, dos direitos humanos e da saúde pública
Durante todo o mês de maio, o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) será iluminado com cores simbólicas de quatro importantes campanhas de conscientização da sociedade. A iniciativa simboliza o compromisso da Corte com causas sociais e com a promoção de direitos fundamentais, como a saúde, a segurança e a proteção de crianças e adolescentes.
A iluminação especial começou no dia 1º de maio, na cor amarela, em apoio à campanha Maio Amarelo, e segue até o dia 11. A campanha alerta para a importância da segurança no trânsito e a necessidade de reduzir o número de acidentes e de vítimas fatais.
De 12 a 17 de maio, a cor vermelha será utilizada em apoio à Semana de Conscientização sobre o Câncer de Boca. Aqui, o objetivo é chamar a atenção para a prevenção, o diagnóstico precoce e os cuidados necessários para combater esse tipo de câncer.
Na semana seguinte, entre 18 e 24/5, a iluminação será laranja, em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha é promovida pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e tem como foco a proteção da infância e o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.
No fim do mês, de 25 a 31/5, o prédio será iluminado de verde, em apoio à campanha Maio Verde, voltada à conscientização sobre o glaucoma. Promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a ação destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, uma das principais causas de cegueira no mundo.
Sociedade
A definição das cores é de responsabilidade da Secretaria de Relações com a Sociedade. No ano passado, o Tribunal abriu consulta pública para coletar sugestões sobre datas, temas e campanhas para a programação anual de iluminação externa do edifício-sede em 2025.
(Pedro Scartezini/SP//CF)