STF recebe representação do governador Roberto Requião contra Álvaro Dias
O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB) apresentou (24/1) Representação Criminal (INQ 1886) contra o senador Álvaro Dias (PDT/PR), em que o acusa dos crimes de calúnia e difamação praticados durante um debate por ocasião do segundo turno das eleições de 2002.
Os fatos teriam ocorrido no debate realizado em 24 de outubro do ano passado pela Rede Paranaense de Comunicação. Na ocasião, o senador Álvaro Dias apresentou sentença do Judiciário paranaense em que o estado do Paraná foi condenado a indenizar duas pessoas pela morte do líder sem-terra Deniz Bento da Silva, conhecido como “Teixeirinha”, praticada por policiais militares.
O senador, tanto no debate quanto em seu programa eleitoral veiculado no Horário Gratuito, afirmou que Requião foi acusado e condenado, na referida sentença, pela morte de “Teixeirinha”. Afirmou, ainda, que Requião, quando exercia seu primeiro mandado de governador do Paraná, teria dado a ordem que promoveu o linchamento do líder sem-terra.
Requião sustenta em sua Representação que “não foi acusado nem condenado de coisa alguma” e que não teria ordenado o crime de homicídio. “Tais fatos divulgados tinham o condão de exercer influência sobre o eleitorado paranaense no 2º turno das Eleições 2002”, ressalva o governador.
STF vai decidir se houve crime eleitoral (cópia em alta resolução)
#AMG/DF//SS