STF recebe confirmação do certificado ISO 9002

27/11/2001 12:47 - Atualizado há 7 meses atrás

O Supremo Tribunal Federal, única corte suprema do mundo com certificação ISO 9002,  recebeu a primeira confirmação do certificado, obtido em maio deste ano.


A auditoria de manutenção foi realizada nos dias 22 e 23 de novembro pela Fundação Vanzolini. A Secretaria de Informática, primeira do Poder Judiciário brasileiro a ser certificada, foi aprovada na auditoria sem nenhuma não-conformidade – nome técnico para erros detectados nos procedimentos de padronização – ou sequer observações, fato raro nesse tipo de processo. A Secretaria Judiciária também foi aprovada com zero não-conformidade e apenas duas observações.


A certificação pelas normas ISO atesta que a organização possui padrões para garantir que as exigências de qualidade dos serviços prestados estão sendo cumpridas. No Supremo, as normas são aplicadas às atividades de registro, autuação, identificação da matéria jurídica e composição, distribuição de processos, de salvamento, guarda e restauração de dados, e de levantamento de informações para desenvolvimento de sistemas corporativos.


Toda a documentação dos padrões do STF é eletrônica. Num formato considerado inédito pelos auditores, ela fica disponível na Intranet, acessível ao conjunto dos servidores do Tribunal. Os treinamentos, ponto básico da ISO, também são feitos eletronicamente.


 



(cópia em alta resolução)

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.