STF recebe artigos para segunda edição da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais
No próximo número, além de trabalhos de fluxo contínuo, a revista receberá estudos relacionados à atuação das instituições no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O Supremo Tribunal Federal (STF) está recebendo artigos para a segunda edição da Suprema – Revista de Estudos Constitucionais, periódico acadêmico recém-lançado pela Corte. Para o próximo número da publicação, além dos artigos de fluxo contínuo, também serão recebidos estudos relacionados à temática do dossiê “A atuação das instituições no enfrentamento à pandemia da Covid-19”. Os interessados terão até as 23h59 do dia 23 de agosto (horário de Brasília) para enviar artigo.
De acordo com o edital, a segunda edição tem como objetivo promover reflexões sobre o papel desempenhado pelas instituições durante o período de crise sanitária e sobre as estratégias de governança adotadas para a manutenção do desempenho de suas funções. Diversas foram as necessidades de reconfiguração do funcionamento das instituições, em relação à gestão de seus funcionários, à adaptação de suas estruturas e à própria prestação de seus serviços e de suas funções no contexto pandêmico.
Nesse cenário, o dossiê a ser lançado pretende reunir artigos inéditos e traduções de textos já publicados que analisem e discutam a atuação das instituições nesse período vivenciado pelo Brasil e por outros países.
Plataforma
A submissão do texto deverá ser feita pela plataforma OJS da Suprema. Os estudos devem ser originais, inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outros periódicos e espaços editoriais. Uma vez publicados na Suprema, somente poderão ser republicados após consulta prévia à equipe editorial da revista.
Os artigos poderão ter até três coautores, exigindo-se, primordialmente, a titulação de doutor. Serão aceitos trabalhos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Os autores devem informar à equipe editorial qualquer tipo de financiamento, bolsa de pesquisa ou benefícios recebidos para o desenvolvimento do trabalho e declarar não haver conflito de interesses que comprometa o manuscrito apresentado.
Autores renomados, desde que observados os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (Capes) para as mais altas estratificações, podem ser convidados a apresentar artigos na revista.
Outras diretrizes sobre apresentação do texto e preenchimento dos metadados devem ser preenchidos de acordo com as diretrizes constantes do edital, sob pena de rejeição liminar da submissão.
Avaliação
A revista adere ao método de avaliação duplo-cego por pares (double blind peer review), técnica que garante o anonimato entre as pessoas que revisam o artigo e o seu respectivo autor ou autora e permite uma avaliação imparcial. Para tanto, é imprescindível que qualquer tipo de identificação da autoria seja suprimido do documento.
O artigo é inicialmente analisado pela equipe editorial da Suprema, para verificação de sua adequação à linha editorial da revista e aos requisitos formais de submissão. Nessa etapa e na seguinte, os artigos são avaliados por dois pareceristas no sistema duplo-cego.
Para informações ou dúvidas que não sejam sanadas na visitação da página da revista, a revista disponibiliza o e-mail revistasuprema@stf.jus.br.
Leia a íntegra do segundo edital.
SP//CF
Leia mais:
5/8/2021 – Suprema: Corte lança periódico científico da área jurídica