STF realiza missa no trigésimo dia após a morte do ministro Menezes Direito
Será realizada no próximo dia 1º de outubro missa que marca o trigésimo dia de falecimento do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. A homenagem será no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal, às 11h, com a presença de familiares e amigos.
Menezes Direito faleceu no início de setembro depois de ficar afastado por cerca de quatro meses para tratamento médico. Ele tinha 66 anos e desde 2007 atuava como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Indicado para ocupar a cadeira em 2007, ele já havia atuado durante onze anos como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também atuou como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Admirado por juristas e por grandes nomes do Judiciário, o ministro Menezes Direito era conhecido também por ser um grande humanista e pelos votos detalhados que levava ao Plenário.
Na ocasião da morte, o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, declarou que o Brasil perdeu um grande jurista e um grande homem. Segundo ele, Menezes Direito era o juiz mais novo no Tribunal por conta da antiguidade, mas era muito experiente e tinha muito a ensinar a seus colegas. “Eu perco um grande amigo e perco também um grande conselheiro”.
Menezes Direito foi velado na antiga sede do STF na Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro.
CM/AM