STF promove plantio de mil novas árvores no Parque da Cidade, em Brasília
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministra Ellen Gracie, participou na manhã desta sexta-feira (26) de evento que promoveu o plantio de 1000 árvores nativas do cerrado no Parque da Cidade, em Brasília. O evento faz parte da Agenda Ambiental do STF e comemora o Dia do Servidor Público.
O plantio, efetuado por servidores e colaboradores do Tribunal, além de marcar a semana do servidor público, integra as comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil. Segundo a ministra Ellen, o objetivo da ação foi homenagear aqueles que fazem o trabalho no Supremo. “As mil mudas de árvores representam cada um dos nossos servidores e ainda demos generosamente um excesso, já que nosso quadro é muito enxuto e temos pouco mais de 800 servidores no quadro do STF”.
Em seu discurso, a ministra afirmou que a ação visava “devolver à terra mil novas mudas que se tornarão depois, com o tempo, árvores frondosas. A nossa atividade tem um valor mais simbólico que qualquer outra coisa. Na nossa atividade diária utilizamos muito papel, e papel é feito da polpa de madeira. Assim, estamos restituindo pelo menos um pouco daquele muito que nós retiramos da natureza no dia-a-dia do nosso trabalho”.
A ministra agradeceu o apoio do subsecretário de Meio Ambiente do Distrito Federal e presidente do Instituto do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos do Distrito Federal, Gustavo Souto Maior, representando o governo local, que doou as mudas divididas em 20 espécies como Pequi, Aroeira, Jequitibá Vermelho, Jenipapeiro, Angico, Ingá, Jatobá-do-Cerrado, Peroba, Baru e os Ipês Roxo e Amarelo.
O secretário declarou que numa área como o Distrito Federal que, desde a sua criação, perdeu aproximadamente 70% da sua cobertura vegetal original, a atitude do STF deve servir de exemplo. "Essa iniciativa do Supremo é simbólica, obviamente mil mudas não vão recuperar o que já perdermos, mas é uma iniciativa muito importante para dar exemplo para outros órgãos, para outros poderes como Executivo, Legislativo e também o Judiciário, além de servir como educação ambiental, pois aqui as crianças vão plantar e vão participar ativamente desse processo e isso é um belo exemplo de educação ambiental que o Supremo está proporcionando", afirmou, fazendo referência aos alunos de escolas públicas presentes na ocasião.
Para a ministra Ellen, essa foi uma das intenções do STF ao realizar a atividade. Segundo ela, o Supremo pretende que, se possível, esse exemplo seja seguido por outras instituições. “Que bom seria se cada empresa ou organização governamental fizesse anualmente alguma atividade ligada à natureza. Essa é a primeira vez que o STF realiza o plantio de árvores, mas eu conto que a nossa associação de servidores vá prosseguir nessa tarefa”, afirmou.
Ao final, a ministra seguiu para a inauguração oficial da placa colocada na área reservada para o plantio das mudas juntamente com os servidores e alunos do Centro de Ensino Fundamental Lago Oeste, do Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol, do Centro de Ensino Fundamental 5 de Brasília, do Centro de Ensino Fundamental 2 e da Escola Classe 9 de Planaltina. Após a inauguração da placa a ministra plantou duas mudas de Ipê Roxo.
CM/MB