STF permite extradição de francês acusado de tráfico de drogas

28/02/2008 17:28 - Atualizado há 1 ano atrás

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu hoje (28) o pedido de Extradição (EXT 1072) de Sylvain Weigel para a França, onde é investigado por tráfico ilícito de entorpecentes.

Como Weigel, que é nacional francês, responde no Brasil pelo mesmo crime, caberá à Presidência da República decidir se o acusado será extraditado imediatamente ou se aguardará a conclusão do processo a que responde no Brasil.

Ao analisar o caso, os ministros concordaram que o pedido feito pela França atendeu a todos os requisitos necessários para a concessão da extradição. O crime investigado naquele país tem correspondência na legislação penal brasileira e não está prescrito em nenhum dos dois países.

Weigel afirma ser inocente e diz que é somente usuário de drogas. O processo em curso contra ele aqui foi aberto cerca de 15 dias antes do cumprimento da prisão preventiva para fins de extradição.

Na noite de 4 de outubro de 2006, policiais militares o prenderam em Matinhos, no Paraná, após encontrarem com ele cocaína em pó e em pasta em quantidade que evidenciava o propósito de venda. Em seguida, os policiais fizeram uma busca na casa do francês, onde apreenderam material para manusear drogas.

RR/LF

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.