STF participa de evento colaborativo em comemoração ao Dia do Bibliotecário
Durante todo o mês de março, será realizada uma série de eventos promovidos por diversos órgãos públicos e privados ligados às áreas de biblioteconomia e à ciência da informação.
No mês de março, em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12/3), o Supremo Tribunal Federal (STF) participa de uma série de eventos virtuais, promovidos por diversos órgãos públicos e privados ligados às áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, em prol do debate de políticas públicas para as bibliotecas brasileiras. Na edição deste ano, o tema será “Informação, Bibliotecas, Memória e Cidadania”. Essa é uma iniciativa de entidades da Região Centro-Oeste, com a participação de instituições convidadas de todo o país.
A palestra organizada pela Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do STF, será realizada no dia 21/3, às 16h, sobre “Biblioteconomia e ação”, dentro do projeto “Biblioteca com Vida”, da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do Supremo, que busca a aproximação com a academia e com os profissionais da Ciência da Informação. A bibliotecária Thalita Gama falará sobre a sua dissertação de mestrado em Memória Social (Unirio), com o título “Os bibliotecários e a sua memória: um estudo sobre os discursos circulantes no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (1954-1979)”.
Evento colaborativo
A edição de 2022 terá como foco principal o debate de políticas públicas para o fortalecimento dos entes e políticas relacionadas à área da informação no Brasil. As crises econômica e sanitária do país têm impacto sensível sobre a pluralidade de instituições voltadas para a democratização do acesso à informação e à cultura, sobretudo bibliotecas, museus, arquivos e centros de documentação. O evento tem o objetivo de encontrar soluções para a crise e divulgar as ações promovidas por essas instituições.
A programação teve início no dia 7/3, com uma transmissão ao vivo (live) sobre a saúde mental da bibliotecária, e terminará em 31/3 com dois painéis, um sobre boas práticas e os casos de sucesso das associações de classe do Brasil e outro que apresentará um panorama da situação das publicações da área. Serão 17 dias de eventos, nos quais estão previstos mais de 50 encontros realizados por meio de lives, oficinas, ciclos de palestras e rodas de conversa, entre outros.
Além da biblioteca do Supremo, participam do evento as bibliotecas da Universidade de Brasília, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), os Conselhos Regionais de Biblioteconomia e outras entidades relacionadas.
Confira a programação completa do evento.
EC/CF