STF ouve mais cinco testemunhas em ação penal sobre tentativa de golpe de Estado

Depoimentos foram de pessoas indicadas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres

27/05/2025 12:15 - Atualizado há 1 dia atrás
Foto em formato paisagem das colunas laterais do prédio do Supremo Tribunal Federal Gustavo Moreno/ Supremo Tribunal Federal

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu continuidade, na manhã desta terça-feira (27), à oitiva de testemunhas no âmbito da Ação Penal (AP) 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado para impedir o funcionamento regular dos Poderes da República e destituir o governo legitimamente eleito em 2022.

Na audiência, conduzida pelo relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, foram ouvidas cinco testemunhas indicadas pela defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Participaram da sessão, realizada por videoconferência, Braulio do Carmo Vieira, Luiz Flávio Zampronha, Djairlon Henrique Moura, Caio Rodrigo Pelim e Saulo Moura da Cunha.

A testemunha Alberto Machado, também arrolada pela defesa, foi dispensada. Já George Estefani de Souza não compareceu à audiência e terá seu depoimento remarcado.

Anderson Torres é um dos réus classificados pela Procuradoria-Geral da República como integrantes do chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial”, que, segundo a denúncia, teria articulado um plano para abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e romper a ordem institucional, com o objetivo de reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022.

Além de Torres, respondem na mesma ação penal o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier dos Santos, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Walter Braga Netto.

Todos são acusados de cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
As audiências de instrução seguem conforme o cronograma estabelecido pelo STF, com sessões previstas até o dia 2 de junho.

(Cairo Tondato/AL)

Leia mais:

26/05/2025 – STF ouve mais oito testemunhas do Núcleo 1 sobre tentativa de golpe de Estado

23/05/2025 – STF ouve senador Hamilton Mourão e mais quatro testemunhas em ação sobre tentativa de golpe de Estado 

23/05/2025 – Duas testemunhas são ouvidas na manhã desta sexta-feira (23) na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

22/05/2025 – STF segue com oitiva de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

21/05/2025 – STF ouve ex-comandante da Aeronáutica como testemunha em ação que apura tentativa de golpe de Estado

19/05/2025 – STF ouve primeiro grupo de testemunhas na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.