STF na Escola faz bate-papo com jovens estudantes do Recife
Programa conversou sobre democracia com 200 adolescentes no segundo dia de visitas à capital pernambucana

A juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávia Martins de Carvalho visitou, nesta quarta-feira (26), duas escolas e um centro comunitário no Recife, em Pernambuco, para conversar com adolescentes entre 13 e 16 anos sobre cidadania, valores da democracia e o papel do Judiciário brasileiro.
O bate-papo destacou o impacto direto que a Suprema Corte tem na vida dos adolescentes, como no caso do reconhecimento da constitucionalidade da Lei de Cotas, que criou a reserva de vagas para negros nos concursos públicos federais. “O trabalho do Judiciário é muito mais do que mandar prender quem comete crimes”, explicou a juíza-ouvidora do STF.
Outro assunto abordado foram os pré-requisitos para se tornar ministro do STF. A juíza Flávia lembrou aos estudantes três critérios fixados na Constituição: ter notório saber jurídico, reputação ilibada e mais de 35 anos. “Então eu ainda tenho 20 anos para me preparar”, comentou o estudante Caio Silveira, 15.
Na conversa também surgiu o tema da participação feminina no STF. Em 134 anos de história, três mulheres ocuparam uma cadeira no Tribunal: as ministras Cármen Lúcia (em exercício), Ellen Grace e Rosa Weber (aposentadas). Flávia convidou as meninas das turmas a se tornarem ministras no futuro. “A Constituição prevê a igualdade. Por isso, é importante que a diversidade esteja presente também no Tribunal.”
As instituições visitadas nesta quarta foram as escolas municipais Karla Patrícia e Oswaldo Lima Filho. O programa também passou pelo Centro Comunitário da Paz Atriz Leda Alves. Ao todo, 200 jovens estiveram presentes nas palestras desta quarta-feira.
STF na Escola
A conversa com a juíza Flávia faz parte do programa STF na Escola, que busca aproximar os temas da justiça da realidade dos estudantes do ensino básico em todo o país. Após passar por 13 estados em 2024, a iniciativa chegou ontem à capital pernambucana, com visitas a outras quatro escolas.
Qualquer unidade de ensino básico pode se inscrever para participar do STF na Escola. O programa oferece a possibilidade de um voluntário do Tribunal ir até o colégio ou a de convidar uma turma de alunos para visitar a sede do Judiciário em Brasília.
Mais informações estão disponíveis no portal do programa.
(GA/AL)
Veja mais fotos no Flickr do STF:
Escola Municipal Karla Patrícia
Escola Municipal Oswaldo Lima Filho
Centro Comunitário da Paz Atriz Leda Alves
Leia mais:
25/02/2025 – STF na Escola conversa sobre democracia com estudantes de escolas públicas do Recife