STF na Escola amplia alcance e chega a 13 estados em 2024
Desde que foi criado, o programa já realizou 32 palestras promovendo educação cidadã para estudantes do ensino fundamental e médio.
Desde que foi criado, o programa STF na Escola realizou 32 palestras em escolas de ensino fundamental e médio, das redes pública e privada, alcançando instituições em 13 estados e no Distrito Federal. Somente no ano de 2024, representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) visitaram 26 escolas em vários estados brasileiros.
O projeto, lançado em fevereiro de 2023, busca levar informações sobre o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia a estudantes e escolas. Em 2023, o foco esteve no Distrito Federal, com a realização de cinco palestras.
A primeira ação fora dessa região aconteceu em outubro, quando o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, ministrou uma palestra no município de Lauro de Freitas, na Bahia.
Em 2024, o ministro Barroso realizou nove palestras, incluindo o evento de lançamento da nova cartilha do programa, desenvolvida em conjunto com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), parceira do Tribunal no âmbito do Programa de Combate à Desinformação.
As palestras do ministro ocorreram em escolas de oito estados nas cidades de Curitiba (PR), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), São Bernardo (SP), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Responsável por coordenar o programa, a ouvidora da Suprema Corte, juíza Flávia Martins Carvalho, realizou ao longo de 2024 outras 17 palestras em sete estados. Foram duas em Campo Grande (MS), cinco em Paraty (RJ), uma em Santa Branca (SP), duas em Itabira (MG), três em Manaus (AM), duas em Florianópolis (SC) e duas em Porto Velho (RO).
Entre os destaques de 2024 estão ações realizadas nas feiras literárias de Paraty e do Sesc de Manaus.
De acordo com a ouvidora do Tribunal, a meta para este ano é ampliar o número de escolas visitadas estendendo o STF na Escola para todos os estados brasileiros.
Programa
O projeto STF na Escola consiste numa ação de educação cidadã, que visa explicar, de forma didática e simples, aos estudantes de ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas, o papel da Suprema Corte, da Constituição Federal e da democracia.
Em 2024 o programa ganhou um novo site com conteúdo mais completo, lúdico, colorido e interativo. A ideia é atrair a atenção de professores e estudantes, que podem baixar o conteúdo da nova cartilha gratuitamente. Para isso, basta acessar aqui o hotsite do programa, onde também é possível consultar informações sobre o projeto e solicitar a realização de palestras.
(Iva Velloso/GG)